UE sugere Svetlana para Prêmio Nobel da Paz

Fonte: Wikinotícias

10 de setembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A União Europeia pode nomear a ex-candidata presidencial da oposição bielorrussa, Svetlana Tikhanovskaya, para o Prêmio Nobel da Paz. Esta proposta foi feita pelo ex-primeiro-ministro polonês e ex-presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

“Acredito que este seria um sinal sério da UE — nomear Svetlana e seu marido Sergei, que ainda está na prisão, para o Prêmio Nobel da Paz”, escreveu Tusk no Twitter. Acrescentou que desta forma a União Europeia “prestará homenagem” aos bielorrussos que participam no “movimento pacífico mais forte dos últimos anos”.

Tusk também agradeceu ao Parlamento Europeu pelo “apoio incondicional aos nossos amigos bielorrussos”. “Nenhum de nós sabe como e quando sua luta pela liberdade terminará, mas todos sabemos quem está certo”, concluiu.

Após as eleições presidenciais na Bielorrússia, uma onda de protestos se iniciou. Segundo os resultados, Aleksandr Lukashenko venceu a eleição, e a candidata da oposição recebeu apenas 10,09% dos votos. Após alguns dias de protestos, Svetlana viajou para a Lituânia.

Notícia relacionada

Fontes