Mais de 500 000 crianças têm capacidades de leitura prejudicadas pelo ruído dos transportes na Europa
14 de dezembro de 2024
Com base nos dados sobre ruído comunicados à AEA, estima-se que mais de 20% dos europeus estão expostos a níveis de ruído nos transportes rodoviários, ferroviários ou aéreos que podem ter efeitos prejudiciais para a sua saúde. A investigação também indica que as crianças que vivem em casas ou escolas em zonas afetadas pelo ruído dos transportes tendem a ter pontuações mais baixas na capacidade de leitura e a apresentar dificuldades comportamentais.
De acordo com o novo relatório da AEA, mais de 500 000 crianças na Europa têm dificuldades de leitura e cerca de 60 000 crianças têm dificuldades comportamentais atribuíveis ao ruído dos transportes.
A redução da exposição ao ruído em casa e na escola minimizaria estes resultados adversos relacionados com o ruído para as crianças, o que pode afetar as suas oportunidades e qualidade de vida ao longo da vida, afirma o comunicado da AEA. Isto exige a implementação de políticas eficazes de redução do ruído.
Por exemplo, limites de velocidade mais baixos, pavimentos e pneus com baixo ruído ou restrições operacionais para aviões e comboios reduziriam o ruído na fonte, lista o briefing da AEA. Para reduzir ainda mais a exposição das crianças ao ruído, as salas de aula e os quartos das crianças em casa poderiam ser colocados longe de estradas movimentadas, sempre que possível. Paisagismo com redução de ruído e outras soluções acústicas também ajudariam.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Over 500,000 children’s reading skills impaired by transport noise in Europe — Agência Europeia do Ambiente, 12 de dezembro de 2024
Essa notícia, ou partes dela, foi extraída da Agência Europeia do Ambiente (AEA). |