UE aprova 10º pacote de sanções contra a Rússia; país é o mais sancionado do mundo

Fonte: Wikinotícias

25 de fevereiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os países mais sancionados

A Rússia não está passando incólume pelo conflito que iniciou contra a Ucrânia há um ano — especificamente, ontem, 24 de fevereiro, marcou-se um ano da invasão e ocupação de cidades do leste ucraniano — e, segundo o portal especializado Statista, o país europeu é atualmente o mais sancionado do mundo, à frente, inclusive, do Irã. "A nação eurasiana tem um total de 14.022 medidas restritivas ativas", reportou o portal, mais de 11.300 impostas nos últimos 12 meses, após Vladimir Putin ordenar a invasão.

A estas sanções somam-se as anunciadas ontem pela UE (União Europeia). Trata-se do 10º pacote de sanções, que inclui restrições maiores aos produtos e serviços exportados pela Rússia, mais restrições direcionadas a indivíduos e entidades russas que apoiam a invasão e medidas contra suposta desinformação russa sobre o conflito. O governo Putin continua chamando a invasão de "operação especial na Ucrânia" e proibiu a imprensa e os cidadãos de seu país de usar a palavra "guerra".

Fim do conflito?

Há dois dias, em 23 de fevereiro, o governo russo anunciou que está analisando uma proposta de paz apresentada pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. O comunicado veio através do vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin, que falou para a agência de notícias Tass "que a Rússia valoriza a posição de equilíbrio do Brasil na atual situação internacional, sua rejeição a medidas coercitivas unilaterais tomadas pelos EUA e seus satélites contra nosso país e a recusa de nossos parceiros brasileiros em fornecer armas, equipamentos militares e munição para o regime de Kiev".

Notícias Relacionadas

Fontes