Tomada do complexo de Muammar Kaddafi pode por fim à ditadura

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Batalha de Trípoli.

23 de agosto de 2011

Líbia — Após meses de lutas, os rebeldes enfim assumiram o controle do QG de Muammar Kadafi, a Bab al-Azizia, esta manhã em Trípoli, segundo a rede BBC.

No entanto, Kaddafi (ou Kadafi) e seus filhos não estavam no local e não sabe-se para onde teriam fugido. Há especulações de que Kadafi estaria na Turquia ou Venezuela, mas apesar de não ter sido preso, por questões simbólicas, alguns países europeus, norte africanos e os EUA reconheceram o Conselho Nacional de Transição, grupo das forças rebeldes, como governo oficial do país.

Os rebeldes comemoraram a tomada da fortaleza de Kadafi e estão se organizando para fazer a segurança do local para defesa de algum possível contra ataque.

Segundo a Al-Jazeera os rebeldes avançaram para o leste do país, para controlar o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf.

As tropas de Kadafi estão recuando ao Sirte, cidade natal do ditador, outra conquista simbólica para os rebeldes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, em discurso, disseram que Kadafi deve reconhecer sua derrota diante do Conselho Nacional de Transição.

O destino de Kadafi será definido por meio de votação da população, segundo integrantes do próprio movimento.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati