Tomada do complexo de Muammar Kaddafi pode por fim à ditadura
Líbia • 23 de agosto de 2011
Após meses de lutas, os rebeldes enfim assumiram o controle do QG de Muammar Kadafi, a Bab al-Azizia, esta manhã em Trípoli, segundo a rede BBC.
No entanto, Kaddafi (ou Kadafi) e seus filhos não estavam no local e não sabe-se para onde teriam fugido. Há especulações de que Kadafi estaria na Turquia ou Venezuela, mas apesar de não ter sido preso, por questões simbólicas, alguns países europeus, norte africanos e os EUA reconheceram o Conselho Nacional de Transição, grupo das forças rebeldes, como governo oficial do país.
Os rebeldes comemoraram a tomada da fortaleza de Kadafi e estão se organizando para fazer a segurança do local para defesa de algum possível contra ataque.
Segundo a Al-Jazeera os rebeldes avançaram para o leste do país, para controlar o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf.
As tropas de Kadafi estão recuando ao Sirte, cidade natal do ditador, outra conquista simbólica para os rebeldes.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, em discurso, disseram que Kadafi deve reconhecer sua derrota diante do Conselho Nacional de Transição.
O destino de Kadafi será definido por meio de votação da população, segundo integrantes do próprio movimento.
Fontes
- Terra. Centenas de rebeldes tomam complexo de Kadafi em Trípoli — Terra, 23 de agosto de 2011
- Redação Carta Capital. Rebeldes assumem QG de Kaddafi — Carta Capital, 23 de agosto de 2011
- Agências de notícias. Rebeldes entram na casa de Gaddafi; não há sinal do ditador — Folha Online, 23 de agosto de 2011
- Paulo Alexandre Amaral. Rebeldes dominam complexo do ditador líbio [inativa] — RTP, 23 de agosto de 2011. Página visitada em 23 de agosto de 2011
. Arquivada em 22 de setembro de 2011
Esta página está arquivada e não é mais editável. |