Tomada do complexo de Muammar Kaddafi pode por fim à ditadura

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Batalha de Trípoli.

23 de agosto de 2011

Líbia — Após meses de lutas, os rebeldes enfim assumiram o controle do QG de Muammar Kadafi, a Bab al-Azizia, esta manhã em Trípoli, segundo a rede BBC.

No entanto, Kaddafi (ou Kadafi) e seus filhos não estavam no local e não sabe-se para onde teriam fugido. Há especulações de que Kadafi estaria na Turquia ou Venezuela, mas apesar de não ter sido preso, por questões simbólicas, alguns países europeus, norte africanos e os EUA reconheceram o Conselho Nacional de Transição, grupo das forças rebeldes, como governo oficial do país.

Os rebeldes comemoraram a tomada da fortaleza de Kadafi e estão se organizando para fazer a segurança do local para defesa de algum possível contra ataque.

Segundo a Al-Jazeera os rebeldes avançaram para o leste do país, para controlar o porto de exportação de petróleo de Ras Lanuf.

As tropas de Kadafi estão recuando ao Sirte, cidade natal do ditador, outra conquista simbólica para os rebeldes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, em discurso, disseram que Kadafi deve reconhecer sua derrota diante do Conselho Nacional de Transição.

O destino de Kadafi será definido por meio de votação da população, segundo integrantes do próprio movimento.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati