Equipes de resgate trabalham no leste da Líbia atingido pelas enchentes

Fonte: Wikinotícias

14 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Equipes de busca e resgate trabalharam quinta-feira no leste da Líbia, onde enchentes devastadoras deixaram milhares de mortos e milhares de desaparecidos.

O número exato de vítimas ainda não está claro após as enchentes que ocorreram no domingo.

A Associated Press citou o ministro da saúde do leste da Líbia, Othman Abduljaleel, dizendo que 3.000 corpos foram enterrados e mais 2.000 ainda estão em processamento.

Abdel-Raham al-Ghaithi, prefeito da cidade de Derna, disse à televisão al-Arabia que o número de mortos pode chegar a 20 mil.

Derna foi a área mais atingida, com chuvas torrenciais e falhas em barragens, destruindo edifícios, soterrando áreas na lama e arrastando pessoas para o mar.

O secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, disse aos repórteres na quinta-feira em Genebra que "a maior parte das vítimas humanas" poderia ter sido evitada se a Líbia tivesse um serviço meteorológico funcional.

O esforço de ajuda internacional incluiu equipes do Egito, Argélia, Tunísia, Turquia, Qatar e Emirados Árabes Unidos.

Também falando quinta-feira em Genebra, o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse aos repórteres que a agência está distribuindo suprimentos de contingência que já estavam no país, e 28 toneladas de suprimentos para emergência estão programados para chegar na sexta-feira em Dubai.

Tedros disse que a OMS também ativou a sua rede de equipes médicas e está liberando 2 milhões de dólares do seu “Fundo de Contingência para Emergências” para apoiar a sua resposta.

A Organização Internacional para as Migrações afirmou na quarta-feira que as inundações deslocaram pelo menos 30 mil pessoas em Derna, bem como milhares de outras em outras áreas.

Notícia relacionada

Fontes