Grupos de saúde alertam contra enterros em massa na Líbia

Fonte: Wikinotícias

15 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Três organizações internacionais de saúde alertam contra os enterros em massa apressados ​​de corpos na Líbia, após as inundações catastróficas desta semana.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmam que os cadáveres representam pouca ou nenhuma ameaça para a saúde pública.

“Em meio à devastadora perda de vidas devido a desastres e conflitos, muitas vezes há medo infundado e mal-entendidos em relação aos mortos”, segundo o comunicado. “Os corpos de pessoas que morreram na sequência de ferimentos sofridos num desastre natural ou num conflito armado quase nunca representam um perigo para a saúde das comunidades.”

O desejo de enterrar rapidamente os mortos em catástrofes baseia-se na suposição de que os cadáveres espalham doenças e podem contaminar a água potável.

Embora os cadáveres nunca devam ser deixados perto de fontes de água, afirma o comunicado, "a crença de que os cadáveres causarão epidemias não é apoiada por evidências… Aqueles que sobrevivem a um evento como um desastre natural têm maior probabilidade de espalhar doenças do que os cadáveres".

Os grupos afirmaram ter equipes na Líbia para ajudar as autoridades locais com orientação, materiais e formação no enterro dos mortos.

Os grupos disseram reconhecer que a presença de cadáveres pode ser estressante, resultando em uma pressão para enterros em massa.

Mas “esta abordagem pode ser prejudicial para a população”, disseram os grupos, e muitas vezes pode ter ramificações legais e emocionais.

“Uma pressa desnecessária para eliminar os corpos dos mortos em desastres ou conflitos priva as famílias da oportunidade de identificar e lamentar os seus entes queridos, ao mesmo tempo que não proporciona nenhum benefício à saúde pública”, disse Gwen Eamer, superior da FICV.

“O tratamento digno dos mortos requer tempo apropriado para identificar o falecido, lamentar e realizar ritos fúnebres de acordo com as normas culturais e sociais locais”, disse.

Fontes

‎‎‎