Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa mais de 2.000 mortes

Fonte: Wikinotícias

8 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um terremoto de magnitude 6,3 ocorreu na província de Herat, oeste do Afeganistão, na manhã do dia 7.

O Departamento de Desastres Naturais do Afeganistão emitiu um comunicado no dia 8 dizendo que o número de mortos pelo forte terremoto ocorrido no dia anterior ultrapassou 2.000 e que mais de 1.300 casas foram completamente desabadas pelo terremoto.

As autoridades afegãs afirmaram que estão atualmente realizando uma operação de busca nos escombros dos edifícioz e que o número de mortos deverá aumentar no futuro.

Herat, a cerca de 120 quilômetros a leste da fronteira iraniana, é considerada a capital cultural do Afeganistão e acredita-se que abrigue cerca de 1,9 milhões de pessoas.

O Escritório das Nações Unidas (ONU) para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse que oito fortes tremores secundários continuaram nas cinco horas seguintes ao terremoto de magnitude 6,3.

Autoridades do Talibã, organização militante islâmica que assumiu o poder no Afeganistão, disseram em reunião com representantes de organizações humanitárias no dia 8 que 12 cidades desabaram devido ao terremoto.

O Afeganistão é uma região propensa a terremotos e, em junho do ano passado, ocorreu um forte terremoto na província de Paktika, matando mais de 1.000 pessoas.

Fontes