Terremoto de magnitude 6,3 no Afeganistão deixa mais de 2.000 mortes

Fonte: Wikinotícias

8 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um terremoto de magnitude 6,3 ocorreu na província de Herat, oeste do Afeganistão, na manhã do dia 7.

O Departamento de Desastres Naturais do Afeganistão emitiu um comunicado no dia 8 dizendo que o número de mortos pelo forte terremoto ocorrido no dia anterior ultrapassou 2.000 e que mais de 1.300 casas foram completamente desabadas pelo terremoto.

As autoridades afegãs afirmaram que estão atualmente realizando uma operação de busca nos escombros dos edifícioz e que o número de mortos deverá aumentar no futuro.

Herat, a cerca de 120 quilômetros a leste da fronteira iraniana, é considerada a capital cultural do Afeganistão e acredita-se que abrigue cerca de 1,9 milhões de pessoas.

O Escritório das Nações Unidas (ONU) para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse que oito fortes tremores secundários continuaram nas cinco horas seguintes ao terremoto de magnitude 6,3.

Autoridades do Talibã, organização militante islâmica que assumiu o poder no Afeganistão, disseram em reunião com representantes de organizações humanitárias no dia 8 que 12 cidades desabaram devido ao terremoto.

O Afeganistão é uma região propensa a terremotos e, em junho do ano passado, ocorreu um forte terremoto na província de Paktika, matando mais de 1.000 pessoas.

Fontes