Telescópio Euclid da Agência Espacial Europeia é lançado da Flórida, EUA

Fonte: Wikinotícias
Impressão artística de Euclides.
Imagem: ESA.

3 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O telescópio espacial Euclid da Agência Espacial Europeia (ESA) foi lançado às 15:12h UTC do Complexo de Lançamento Espacial 40 de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. Euclid estudará a matéria escura, a energia escura e a expansão do universo.

Custando € 1,4 bilhão, Euclid passará cerca de um mês viajando cerca de 1.500.000 quilômetros (932.057 milhas) até o ponto Lagrange L2 entre a Terra e o Sol, a área do telescópio James Webb. Lá, observará cerca de um terço do céu além da Via Láctea por seis anos.

A NASA projetou e construiu o espectrômetro e fotômetro de infravermelho do Euclid, além do telescópio Nancy Grace Roman, com uma data de lançamento prevista para maio de 2027, para fornecer dados mais refinados que os cientistas poderiam usar para corrigir os de Euclid. O cientista de pesquisa sênior do IPAC, Yun Wang, afirmou que ambos "seriam muito mais do que a soma de suas partes [...] Combinar suas observações dará aos astrônomos uma noção melhor do que realmente está acontecendo no universo."

Antes da invasão russa da Ucrânia, o Euclid estava programado para ser lançado da Guiana Francesa em um foguete russo Soyuz em março de 2023.

Fontes