Taliban recaptura Kunduz

Fonte: Wikinotícias

8 de agosto de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cidade afegã de Kunduz (ou Konduz), capital da província de mesmo nome, foi retomada pelo Talibã (ou Taliban) nesta manhã após ferozes combates com as forças de segurança afegãs. Um chefe de polícia local disse ao The New York Times que as forças de segurança fugiram para um aeroporto e falou de uma situação crítica.

A captura de Kunduz é a maior vitória do Taliban desde que lançou outra ofensiva em grande escala no Afeganistão em abril. Além de Kunduz, Sar-e Pol e Talocan (ou Taloqan), ambas capitais de província, foram tomadas pelo Taliban no domingo. Assim, o Taliban conseguiu capturar quatro capitais de província afegãs em três dias.

O avanço do Taliban parece ter se acelerado, já que os Estados Unidos estão em processo de retirada de suas últimas tropas do Afeganistão. Após 20 anos, a Guerra do Afeganistão (que começou após os ataques de 11 de setembro de 2001) chegará ao fim. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, os próprios militares afegãos devem ser capazes de conter o Taliban e impedir que esse movimento conquiste o país.

Notícia Relacionada

Fontes