Svetlana Alexijevich pediu à Rússia que convença Lukashenko a negociar
26 de agosto de 2020
A escritora bielorrussa e ganhadora do Prêmio Nobel de literatura, Svetlana Alexijevich, pediu à Rússia que persuadisse o presidente Aleksandr Lukashenko a entrar em negociações com a oposição.
A caminho do Comitê de Investigação, onde foi convocada para interrogatório como testemunha da criação do Conselho de Coordenação da Oposição, Alexijevich disse que agora o presidente bielorrusso "fala apenas com Vladimir Putin", mas ele precisa falar com o povo.
“Talvez o mundo nos ajude para que Lukashenko comece a falar com alguém”, disse ela. "Precisamos de ajuda do mundo, talvez da Rússia".
Alexijevich deixou o prédio dizendo que tinha usado o direito de não se incriminar. Ela disse que não há base para uma investigação e acrescentou que quanto mais unida estiver a oposição, maior será a probabilidade das autoridades negociarem com ela.
Alexijevich é uma das dezenas de figuras públicas que se juntaram ao conselho criado na semana passada. As autoridades bielorrussas abriram um processo criminal contra a organização, chamando-a de tentativa de "tomada do poder".
“Deus me livre que sangue seja derramado do nosso lado”, disse Alexijevich. “O que vimos nos primeiros três dias foi um confronto, isso já é o século passado”.
Fontes
- ((ru)) Светлана Алексиевич призвала Россию убедить Лукашенко пойти на переговоры [inativa] — VOA, 26 de agosto de 2020. Página visitada em 26 de agosto de 2020
. Arquivada em 24 de setembro de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Светлана Алексиевич призвала Россию убедить Лукашенко пойти на переговоры", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |