Svetlana Alexijevich pediu à Rússia que convença Lukashenko a negociar
26 de agosto de 2020
A escritora bielorrussa e ganhadora do Prêmio Nobel de literatura, Svetlana Alexijevich, pediu à Rússia que persuadisse o presidente Aleksandr Lukashenko a entrar em negociações com a oposição.
A caminho do Comitê de Investigação, onde foi convocada para interrogatório como testemunha da criação do Conselho de Coordenação da Oposição, Alexijevich disse que agora o presidente bielorrusso "fala apenas com Vladimir Putin", mas ele precisa falar com o povo.
“Talvez o mundo nos ajude para que Lukashenko comece a falar com alguém”, disse ela. "Precisamos de ajuda do mundo, talvez da Rússia".
Alexijevich deixou o prédio dizendo que tinha usado o direito de não se incriminar. Ela disse que não há base para uma investigação e acrescentou que quanto mais unida estiver a oposição, maior será a probabilidade das autoridades negociarem com ela.
Alexijevich é uma das dezenas de figuras públicas que se juntaram ao conselho criado na semana passada. As autoridades bielorrussas abriram um processo criminal contra a organização, chamando-a de tentativa de "tomada do poder".
“Deus me livre que sangue seja derramado do nosso lado”, disse Alexijevich. “O que vimos nos primeiros três dias foi um confronto, isso já é o século passado”.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Светлана Алексиевич призвала Россию убедить Лукашенко пойти на переговоры— VOA, 26 de agosto de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Светлана Алексиевич призвала Россию убедить Лукашенко пойти на переговоры", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|