Sri Lanka vai investigar alegada tentativa de golpe contra recém-empossado presidente

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo do Sri Lanka estão a investigar alegações de um suposto golpe pelo presidente cessante Mahinda Rajapaksa Depois de sua derrota na eleição presidencial recente Maithripala Sirisena.

Mangala Samaraweera, assessor do novo presidente, disse ontem em conferência de imprensa: "As pessoas pensam que foi uma transição pacífica Ele foi nada.". Ele passou a dizer: "A primeira coisa que o novo gabinete vai investigar é o golpe e conspiração pelo presidente Rajapaksa".

Samaraweera também disse que o golpe foi bem sucedido devido à falta de cooperação militar, dizendo que o presidente "desceu apenas quando o chefe do exército eo inspetor geral da polícia se recusou a ir junto com ele." Samaraweera alegada Rajapaksa queria implantar soldados e policiais para deter a contagem dos votos, após os primeiros resultados sugeriram que ele era improvável para ganhar a eleição.

Rajapaksa negou veementemente as acusações e secretário de mídia de Rajapaksa Wijayananda Herat reivindicou a consulta com a polícia e os líderes militares era só para instruí-los a apertar as medidas de segurança do país. Ruwan Wanigasooriya, um porta-voz militar do país, disse à Agence France-Presse nenhuma tentativa de golpe tinha chegado ao seu conhecimento.

Depois de sua vitória eleitoral, o novo presidente fez um discurso a partir da cidade de Kandy, onde ele disse que iria proteger as minorias religiosas do país: "Enquanto proteger principal religião do budismo do país, nós também proteger os direitos e liberdade de hindus, muçulmanos e católicos pessoas em praticar a sua religião e criar consenso entre eles para construir este país ".

Sirisena também prometeu tomar sobre a corrupção no governo: "Vou tomar todas as medidas para eliminar a corrupção, lacunas, e subornos completamente deste país". Ele também se comprometeu a proteger a liberdade de imprensa no Sri Lanka, afirmando que ele havia ordenado sites de notícias a ser desbloqueado pelo Regulamento das Telecomunicações do país. Rajitha Senaratne, membro do Parlamento do Sri Lanka, que atuou como porta-voz da Sirisena, também abordou o tema da liberdade de imprensa durante a campanha eleitoral, dizendo que o governo iria investigar o assassinato de jornalistas e escutas telefónicas não mais ocorrer.

Fontes