Senado dos EUA pede eleições livres na Bielorrússia
7 de agosto de 2020
O Senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução pedindo eleições livres, justas e transparentes na Bielorrússia.
A resolução condena as detenções e prisão por motivos políticos de candidatos da oposição, incluindo Sergei Tikhanovsky, Viktor Babariko e Nikolai Statkevich, e apela à sua libertação imediata.
O documento condena o não registro arbitrário pela Comissão Eleitoral da maioria dos candidatos potenciais nas eleições presidenciais de 9 de agosto, bem como a repressão e detenções arbitrárias de manifestantes pacíficos, membros de partidos da oposição, defensores dos direitos humanos e representantes da mídia independente.
O Senado dos EUA "se solidariza com o povo bielorrusso, incluindo defensores dos direitos humanos, blogueiros e jornalistas, que exercem seus direitos à liberdade de reunião, liberdade de expressão e Estado de direito".
Ele apela às autoridades bielorrussas para que realizem eleições presidenciais livres, justas e inclusivas que atendam aos padrões internacionais.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Сенат США призвал к свободным выборам в Беларуси— Voz da América, 7 de agosto de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Сенат США призвал к свободным выборам в Беларуси", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|