Senado dos EUA pede eleições livres na Bielorrússia
7 de agosto de 2020
O Senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução pedindo eleições livres, justas e transparentes na Bielorrússia.
A resolução condena as detenções e prisão por motivos políticos de candidatos da oposição, incluindo Sergei Tikhanovsky, Viktor Babariko e Nikolai Statkevich, e apela à sua libertação imediata.
O documento condena o não registro arbitrário pela Comissão Eleitoral da maioria dos candidatos potenciais nas eleições presidenciais de 9 de agosto, bem como a repressão e detenções arbitrárias de manifestantes pacíficos, membros de partidos da oposição, defensores dos direitos humanos e representantes da mídia independente.
O Senado dos EUA "se solidariza com o povo bielorrusso, incluindo defensores dos direitos humanos, blogueiros e jornalistas, que exercem seus direitos à liberdade de reunião, liberdade de expressão e Estado de direito".
Ele apela às autoridades bielorrussas para que realizem eleições presidenciais livres, justas e inclusivas que atendam aos padrões internacionais.
Fontes
- ((ru)) Сенат США призвал к свободным выборам в Беларуси [inativa] — Voz da América, 7 de agosto de 2020. Página visitada em 7 de agosto de 2020
. Arquivada em 24 de agosto de 2020
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Сенат США призвал к свободным выборам в Беларуси", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |