Saltar para o conteúdo

Região central dos Estados Unidos terá nova tempestade de inverno

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Centro de Previsão do Tempo (NWS- Weather Prediction Center) dos Estados Unidos (EU) emitiu um aviso "de clima perigoso na parte central do país durante o fim de semana" com o ingresso de um sistema de baixa pressão que deve levar uma "grande tempestade de inverno" para as Montanhas Rochosas centrais e planícies centrais entre hoje e amanhã.

O alerta é principalmente para os estados de Nevada e Kansas, onde o perigo principal serão as chuvas torrenciais, e Oklahoma e Texas, onde deve haver ventos fortes. Já queda de neve intensa é esperada no Arizona, Colorado, Nebraska, Utah e Wyoming (veja o mapa aqui).

"A tempestade deve atingir o pico de intensidade no domingo, trazendo quantidades de neve de possivelmente 4 pés (cerca de 1,20m) para as altitudes mais altas, enquanto 30 a 60cm podem ser bastante comuns nas planícies centrais próximas", alertou o NWS.

"Os meteorologistas do AccuWeather dizem que Cheyenne, no Wyoming, estará no centro da tempestade e pode ter a maior tempestade de neve registrada na história da cidade", escreveu o AccuWeather, que monitora a situação desde a semana passada.

As condições do tempo na região devem melhorar a partir de segunda (15/03), com o sistema se deslocando para o Nordeste dos Estados Unidos, onde deve atingir, com menos intensidade, principalmente Indiana, Ohio e Michigan, chegando até o centro-sul de Toronto, no Canadá.

A tempestade, chamada de Xylia, é a terceira a atingir a mesma região em um mês, tendo a Viola e a Uri provocado dezenas de mortes no mês passado e temperaturas negativas recordes em diversas cidades.


Fevereiro: o mês mais frio dos últimos 30 anos nos EU

Dados do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), mostram que o mês de fevereiro de 2021 foi o 19º mais frio dos últimos 127 anos, ou seja, desde que há registos. Foi também o fevereiro mais frio desde 1989. As baixas temperaturas afetaram todo o país, com especial incidência em seis estados: Arkansas, Iowa, Kansas, Missouri, Nebrasca e Oklahoma. Para estes territórios, fevereiro de 2021 entrou para o top 10 dos mais frios desde que há registos. Já o estado do Texas registou o 11.º fevereiro mais frio.

Em muitos locais do Texas, as temperaturas negativas bateram recordes devido à ação direta de uma massa de ar polar, que acabou por afetar severamente milhões de cidadãos norte americanos. Algumas cidades texanas, como Austin e Waco, bateram recordes da mais longa sequência de dias com temperaturas negativas. As temperaturas muito baixas conjugadas com os ventos gélidos afetaram áreas mais a Sul, junto à fronteira com o México.

Apesar de se ter registado um fevereiro frio, a análise do inverno, no seu todo, revelou uma estação mais quente do que o normal.

A análise das temperaturas e da precipitação entre o mês de dezembro de 2020 e o mês de fevereiro de 2021 (o período referente ao inverno meteorológico), mostra um inverno relativamente suave e seco, em que a temperatura média rondou os 0,8 ºC, ou seja, 0,7 ºC acima da temperatura normal (0,1 ºC). Estes valores colocam o inverno de 2020/21 como o 3.º mais quente desde que há registos. No estado do Maine, na costa Leste, este inverno também foi o 3.º mais quente. Já o estado da Califórnia registou o 12.º inverno mais quente.

Notícias Relacionadas

Fontes