Predefinição Discussão:Agência Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Correção[editar]

A Agência Brasil utiliza a CC BY 3.0 BR, portanto a template deve ser atualizada com as indormações corretas. ---- @lestaty discuţie 20h13min de 22 de março de 2014 (UTC)

Yes check.svg Feito-- Bertrand GRONDIN  → (escrever) 10h54min de 2 de abril de 2014 (UTC)

Não é mais CC-BY[editar]

Esta predefinição está errada. Desde 2017 a Agência Brasil deixou de publicar em licença livre. Ixocactus (discussão) 06h21min de 22 de maio de 2020 (UTC)

@Ixocactus: essa página indica que o conteúdo pode ser reproduzido, se indicado a fonte. Edu!disc 15h19min de 22 de maio de 2020 (UTC)
@Edu!: Na PD do Commons tem estes dois links do WaybackMachine datados de 23-02-2017 e 24-02-2017 mostrando a mudança. No link que você trouxe está escrito:
"1) CONDIÇÕES DE ACESSO E UTILIZAÇÃO DO PORTAL EBC
b) O Usuário deverá utilizar o Portal apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo." Ixocactus (discussão) 18h38min de 22 de maio de 2020 (UTC)
@Ixocactus: Esse texto dá interpretações dúbias. Em janeiro de 2017, mesmo indicando no rodapé que o conteúdo estava sob CC-BY, já continha o trecho "sem intuito comercial ou lucrativo". Em 2011 ocorreu uma discussão na Wikipédia, pois o website havia passado por reformulações e, na época, a agência confirmou que a licença permanecia a mesma. Edu!disc 14h39min de 23 de maio de 2020 (UTC)
@Edu!: Meu entendimento é diferente do seu. Tenho profundo respeito pelo conhecimento de licenças dos colegas do Commons, como o @DarwIn:, e acho que você está equivocado. Mas como não sou um editor ativo aqui, fico tranquilo porque acho que fiz a minha parte avisando nesta PD. Boas edições. Ixocactus (discussão) 18h23min de 23 de maio de 2020 (UTC)
@Ixocactus: posso sim estar equivocado, por isso entrei em contato com a Agência Brasil. Se responderem ao meu e-mail, eu avisarei aqui. Edu!disc 01h28min de 24 de maio de 2020 (UTC)
@EVinente:, você poderia dar a tua opinião nesta discussão? Eu estou um pouco em dúvida. DARIO SEVERI (discussão) 08h45min de 24 de maio de 2020 (UTC)
@Jo Lorib:, desculpe de incomodar mas você participou de uma discussão sobre este mesmo assunto anteriormente, você poderia dar a tua opinão aqui? Atenciosamente. DARIO SEVERI (discussão) 08h55min de 24 de maio de 2020 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── @DARIO SEVERI:, de fato há um conflito de interpretação dos termos de uso. Mas uma vez que as nossas licenças de conteúdo aqui não permitem o fair-use ainda, creio que teremos que apagar todas as manchetes da Agência Brasil. Vou aguardar o contato que o @Edu!: fez. EVinente (discussão) 01h02min de 25 de maio de 2020 (UTC)

Obrigado, vamos aguardar a resposta deles. DARIO SEVERI (discussão) 03h41min de 25 de maio de 2020 (UTC)

Dario, o site da Agência Brasil sempre publicou em licença livre. Não é agora que deixará de publicar. Ao contrário da Wikipédia, em que o usuário pode traduzir os artigos para o português, mas não pode copiar os textos de outros sites em português, no Wikinotícias, é permitido copiar os textos das notícias com referência no site da Agência Brasil e no portal Voz da América. Leonardo José Raimundo (discussão) 19h32min de 24 de maio de 2020 (UTC)

@Leonardo José Raimundo:, aí é que mora o problema: houve mudança na licença de uso da Agência Brasil em 2017, tanto que os conteúdos foram banidos do Commons desde então. Aqui na Wikinotícias, a licença de conteúdo é similar ao do Commons, então provavelmente vamos ter que passar uma deleção em massa de artigos de notícias da EBC e banir a reprodução ipsis litteris das notícias de lá. EVinente (discussão) 01h04min de 25 de maio de 2020 (UTC)
@Ixocactus, DARIO SEVERI, Leonardo José Raimundo, EVinente: Recebi uma resposta da Agência Brasil e realmente o conteúdo não pode ser reproduzido para fins comerciais (como informado pelo Ixocactus). Me foi indicado um email para realizar solicitações. Solicito autorização, excluímos as notícias ou adicionamos avisos que o conteúdo tem restrições (semelhante ao fair use)? Edu!disc 16h59min de 25 de maio de 2020 (UTC)
Na categoria da AB tem quase 5.000 notícias, provavelmente um pouco mais de 1.000 seriam as criadas depois do 2017, se puder ser adicionada uma nota nelas citando que tem restrições seria mais conveniente mas ... isso seria juridicamente permitido? Eu não tenho muita experiencia neste assunto. DARIO SEVERI (discussão) 17h10min de 25 de maio de 2020 (UTC)
@DARIO SEVERI: É um impacto significativo no Wikinotícias (não só em português). Segundo a legislação dos Estados Unidos, onde está sediada a Fundação Wikimedia, é permitido o fair use para notícias. Edu!disc 17h20min de 25 de maio de 2020 (UTC)
Você pode solicitar autorização. Já que não se pode mais copiar notícias com referência no site da Agência Brasil, existe algum outro site de notícias com licença livre para que eu possa continuar criando notícias no Wikinotícias? Se sim, por favor, me indique qual; se não, eu criarei notícias traduzindo do Wikinotícias em outros idiomas para o português, assim como estou fazendo na Wikipédia. Só assim eu conseguirei manter meu estatuto de administrador.
Leonardo José Raimundo (discussão) 17h42min de 25 de maio de 2020 (UTC)
Olá @Leonardo José Raimundo: a Marcia Beatriz Einsfeld informou recentemente que os conteúdos da OMS e Agência FAPESP podem ser utilizados. Além disso, existe a Agência VOA, que publica em domínio público. Edu!disc 18h36min de 25 de maio de 2020 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── @Edu!:, se for pra solicitar, tem de ser artigo por artigo, correto? Se for assim, os esforços são hercúleos para se normatizar, bem como utilizar o OTRS para que a Agência Brasil licencie. Parece ser o caso de exclusão em massa, infelizmente. EVinente (discussão) 19h18min de 25 de maio de 2020 (UTC)

@EVinente: você está correto, muitas notícias serão atingidas (eu até poderia reescrever muitas). Além disso, temos que comunicar as outras versões do Wikinotícias que também utilizam a Agência Brasil. Edu!disc 19h39min de 25 de maio de 2020 (UTC)

@Ixocactus, DARIO SEVERI, Leonardo José Raimundo, EVinente: proponho um período pra reescrever as notícias (um mês, que tal), adiciono um aviso na predefinição para não criarem novas notícias da Agência Brasil e depois desse período as que sobrarem podem ser apagadas. Edu!disc 23h59min de 25 de maio de 2020 (UTC)

@Edu!:, você pode adicionar o aviso na predefinição? Se puder eu agradeço, notei que você é melhor do que eu em predefinições. Quanto ao tempo de reescrever as noticias ... elas são muitas, um mes é o mínimo, eu vou ajudar um pouco também. DARIO SEVERI (discussão) 00h06min de 26 de maio de 2020 (UTC)
Muito obrigado DARIO SEVERI! Adicionei um aviso semelhante ao do Commons. Edu!disc 00h20min de 26 de maio de 2020 (UTC)
Um mês está ótimo. É um período suficiente para reescrever as notícias que eu criei no Wikinotícias expressando-me com minhas próprias palavras, assim como eu fiz na notícia Justin Bieber grava música gospel conhecida do público através da banda Hillsong United.
Leonardo José Raimundo (discussão) 00h29min de 26 de maio de 2020 (UTC)
Uma possivel solução um pouco mais rápida, a fim de evitar a eliminação de centenas de artigos, seria de modificarmos apenas o primeiro e o segundo parágrafo do texto da notícia e eliminarmos o restante. Seria uma notícia bem curta mas evitaria a sua eliminação. DARIO SEVERI (discussão) 12h10min de 26 de maio de 2020 (UTC)

──────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────────── EVinente, Leonardo José Raimundo, DARIO SEVERI, Edu!, cheguei atrasado nessa discussão. Mas enfim. Acredito que aqui podemos listar alguns problemas:

  • 1) Para modificar os textos das notícias o editor precisa pelo menos estar no grupo do Editores de páginas protegidas ou administradores, pois praticamente todas foram protegidas a nível de administradores. E não sei até onde vale a pena uma vez que ninguém mais vai ler essas notícias antigas.
  • 2) Para fazer uma eliminação em massa o usuário precisa estar no grupo dos administradores. Temos atualmente 4 administradores no Wikinotícias, porém poucos são os que estão ativos, pra não dizer que mais o DARIO e o Leonardo é que editam.
  • 3) A baixa atividade nessa wiki dificultaria os dois processos. EVinente, você não tem interesse em renovar o seu estatuto de administrador? rsrs --Editor D.S (discussão) 02h32min de 13 de junho de 2020 (UTC)
Como eu fui citado nessa discussão, direi que amanhã começarei a reescrever as notícias que eu criei com referência no site da Agência Brasil, expressando-me com minhas próprias palavras, mas depois de um mês de reescrita dessas notícias, voltarei a criar verbetes com livros da Bíblia em manquês no Wikcionário em manquês. No dia 20 de junho me inscreverei no Live Journal e verei como funciona essa rede social. Se por acaso eu precisar criar um site, o nome desse site será Wiki Bíblia, assim como fiz no Word Press e no Carbonmade.
Leonardo José Raimundo (discussão) 02h52min de 13 de junho de 2020 (UTC)

Fiquei em dúvida[editar]

A EBC - da qual a Agência Brasil parece fazer parte - diz: "Reprodução autorizada mediante indicação da fonte" (está bem embaixo no site).

Ver: https://www.ebc.com.br/

Ver também: https://www.ebc.com.br/institucional/ouvidoria/carta-de-servicos

Marcia Beatriz Einsfeld (discussão) 13h20min de 19 de junho de 2020 (UTC)

Realmente é um pouco confuso, eu notei que diversas agencias de noticias, por exemplo a UOL, copiam integralmente os textos da Agência Brasil sem problema nenhum e no nosso caso ninguém vai usar notícias "velhas", de 2017, 2018 e 2019, para fins comerciais, vão publicar um livro com notícias antigas e vende-lo? Os conteúdos foram banidos do Commons porque são imagens e não importa se são novas ou antigas, imagens podem ser vendidas on-line, ou imprimidas para posterior venda para fins comerciais, na minha opinião é um caso totalmente diferente do nosso. Edu!, Saskeh e outros editores, o que vocês pensam disso? DARIO SEVERI (discussão) 14h39min de 19 de junho de 2020 (UTC)
@DARIO SEVERI: Não sei se estou apto para comentar, pois realmente é complicado. Você tem razão, diversos jornais utilizam o conteúdo da Agência Brasil. E a predefinição já apresenta um aviso bem explícito... Edu!disc 22h32min de 19 de junho de 2020 (UTC)

Ontem um IP fez 5 edições não aproveitáveis nesta página [[1]], a qual eu não conhecia, acredito que a intenção dele era de avisar-nos da existencia dela. O texto da página Wikinotícias:Direitos de autor cita:..."todas as paginas devem poder ser utilizadas por terceiros sem restrições. Isto inclui o uso comercial.

A Wikinotícias está dando autorização para usar os textos publicados nela para fins comerciais, coisa que a UOL e outras agências de notícias não dão. Por isso eles podem copiar na integra os texto da Agência Brasil e nós não podemos. A menos que apareça alguém especializado neste assunto e garanta que possamos copiar os textos dela, eu recomendo eliminar ou modificar todas as notícias da Agência Brasil publicadas após 23 de fevereiro de 2017. DARIO SEVERI (discussão) 00h43min de 20 de junho de 2020 (UTC)