Polícia cerca sede do PAIGC para impedir realização do congresso

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
José Mário Vaz em 2014.

Agência VOA

PR deve anunciar hoje novo primeiro-ministro

30 de janeiro de 2018

Agentes da Brigada de Intervenção Rápida invadiram na madrugada desta terça-feira, 30, a Praça dos Heróis Nacionais, confinando os militantes e dirigentes do PAIGC à sua sede nacional.

O cerco policial aconteceu horas antes do início do Congresso do partido vencedor das eleições de 2014 marcado para o início da tarde e, segundo informações, há cerca de 200 dirigentes e militantes retidos na sede.

A acção decorre de uma providência cautelar do Juiz do Tribunal Regional de Bissorã, da região de Cacheu, norte do país, de acordo com a polícia e o chamado grupo dos 15 deputados expulsos do partido que terão recorrido à justiça.

Juiz desmente

Entretanto, nesta manhã, o juiz Joaquim António Correia deu uma declaração em vídeo em que diz não ter assinado qualquer providência cautelar, como dizem os opositores à direcção de Domingos Simões Pereira.

O PAIGC denunciou a “manobra” de impedir a realização do congresso por parte das autoridades políticas e policiais, que teriam recusado receber notificação que revoga a decisão da providência cautelar, emitida na última sexta-feira, impedindo a realização da reunião magna do partido libertador.

A Polícia de Ordem Política informou, por seu turno, que pelo menos três tribunais regionais emitiram providências cautelares a impedir a realização do congresso do PAIGC.

Delegações de partidos amigos de Cabo Verde, Moçambique, Benin, Sérvia e África do Sul que estão em Bissau como convidadas continuam retidas no hotel, enquanto são esperados delegados de Angola, São Tomé e Príncipe, Portugal, Zâmbia, Senegal e Guiné-Conacri.

Há informações que o voo da Royal Air Maroc de ontem, foi suspenso.

Por outro lado, o Presidente José Mário Vaz reúne-se hoje com os líderes dos partidos políticos para escolher o novo primeiro-ministro.

O anúncio, segundo fontes locais, pode ser ainda hoje.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati