Partido Verde dos Estados Unidos nomeia Jill Stein para presidente

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de julho de 2012

Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png
Jill Stein na convenção do Partido Verde em 2012.

Jill Stein, psicanalista de Massachusetts, venceu a nomeação do Partido Verde para a eleição de 2012 ontem na convenção nacional do partido em Baltimore. Por seu pedido, o economista Cheri Honkala de Minnesota foi escolhido como running mate.

Stein, que já concorreu como candidato do Partido Verde para Governador de Massachusetts em 2002, quando ela perdeu para o atual candidato republicano Mitt Romney, havia assegurado a nomeação presidencial do partido no mês passado com uma vitória na primária da Califórnia. Com 193,5 votos na contagem final dos delegados, ela venceu a comediante Roseanne Barr, que terminou em segundo com 72 votos, e o inspector Kent Mesplay.

Desde o anúncio da sua campanha em 2011, Stein tem adotado a plataforma do Green New Deal. Que consiste na instituição do direito ao trabalho, a adoção de tecnologias verdes e de produção para uma transição para uma economia verde, a reforma do setor financeiro, e o "fortalecimento" do governo democrático. Durante seu discurso de anúncio, ela mencionou o Green New Deal, dizendo que "terminaria o desemprego nos Estados Unidos." Além disso, ela atacou o presidente Barack Obama, acusando-o de continuar as políticas do ex-presidente George W. Bush.

O candidato à vice-presidência, Honkala, anteriormente foi candidato do Partido Verde para Sheriff da Filadélfia. Ele é um ativista dos pobres e dos sem-tetos. Por isso, ele acredita que pode representar a classe, argumentando que nem Obama e nem Romney têm abordado a questão.

O Partido Verde é um partido de esquerda política fundado por volta de 1996. Defensor dos consumidores Ralph Nader teve o melhor desempenho como candidato presidencial do partido, ganhando 2,74% na eleição de 2000. Alguns acreditam que Nader teve os votos que poderia ter dado a vitória ao democrata Al Gore.

Em 2012, o partido já está na cédula de votação em 21 estados, e espera alcançar o acesso a 45 estados até o dia da eleição. Em 2008, o partido apareceu em 32 estados, e a candidata presidencial Cynthia McKinney, ex-representante da Geórgia, recebeu 0,12% do total.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati