Partido Verde dos Estados Unidos nomeia Jill Stein para presidente

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de julho de 2012

Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png
Jill Stein na convenção do Partido Verde em 2012.

Jill Stein, psicanalista de Massachusetts, venceu a nomeação do Partido Verde para a eleição de 2012 ontem na convenção nacional do partido em Baltimore. Por seu pedido, o economista Cheri Honkala de Minnesota foi escolhido como running mate.

Stein, que já concorreu como candidato do Partido Verde para Governador de Massachusetts em 2002, quando ela perdeu para o atual candidato republicano Mitt Romney, havia assegurado a nomeação presidencial do partido no mês passado com uma vitória na primária da Califórnia. Com 193,5 votos na contagem final dos delegados, ela venceu a comediante Roseanne Barr, que terminou em segundo com 72 votos, e o inspector Kent Mesplay.

Desde o anúncio da sua campanha em 2011, Stein tem adotado a plataforma do Green New Deal. Que consiste na instituição do direito ao trabalho, a adoção de tecnologias verdes e de produção para uma transição para uma economia verde, a reforma do setor financeiro, e o "fortalecimento" do governo democrático. Durante seu discurso de anúncio, ela mencionou o Green New Deal, dizendo que "terminaria o desemprego nos Estados Unidos." Além disso, ela atacou o presidente Barack Obama, acusando-o de continuar as políticas do ex-presidente George W. Bush.

O candidato à vice-presidência, Honkala, anteriormente foi candidato do Partido Verde para Sheriff da Filadélfia. Ele é um ativista dos pobres e dos sem-tetos. Por isso, ele acredita que pode representar a classe, argumentando que nem Obama e nem Romney têm abordado a questão.

O Partido Verde é um partido de esquerda política fundado por volta de 1996. Defensor dos consumidores Ralph Nader teve o melhor desempenho como candidato presidencial do partido, ganhando 2,74% na eleição de 2000. Alguns acreditam que Nader teve os votos que poderia ter dado a vitória ao democrata Al Gore.

Em 2012, o partido já está na cédula de votação em 21 estados, e espera alcançar o acesso a 45 estados até o dia da eleição. Em 2008, o partido apareceu em 32 estados, e a candidata presidencial Cynthia McKinney, ex-representante da Geórgia, recebeu 0,12% do total.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati