Saltar para o conteúdo

Partido Social Democrata vence segundo turno parlamentar na Lituânia: resultados preliminares

Fonte: Wikinotícias

27 de outubro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Partido Social-Democrata (LSDP) da oposição da Lituânia venceu o segundo turno das eleições parlamentares no domingo, de acordo com os resultados preliminares da Comissão Eleitoral Central.

No primeiro turno, há duas semanas, o LSDP conquistou 20 assentos no Seimas, o parlamento da Lituânia, e no segundo turno realizado no domingo, o partido garantiu 32 distritos eleitorais de mandato único, informou a Xinhua.

A União Nacional-Democrata-Cristã Lituana, no poder, ficou em segundo lugar nas eleições e terá provisoriamente uma facção de 28 membros no seimas.

O Amanhecer de Nemunas terá 20 assentos, seguido pela União dos Democratas "Pela Lituânia" (DSVL) com 14. O Movimento Liberal da República da Lituânia terá 12 assentos no Seimas, e a União Popular Camponesa Lituana (LVZS) oito.

Saulius Skvernelis, presidente da DSVL, chegou à sede do LSDP vencedor na noite de domingo, após o anúncio dos resultados preliminares das eleições do Seimas.

Ele e o líder do LSDP, Vilija Blinkeviciute, se reuniram para discutir o trabalho conjunto em uma futura coalizão. "Continuaremos as consultas", disse Blinkeviciute ao Baltic News Service (BNS).

Cerca de 41,30 por cento dos eleitores votaram no segundo turno, mostraram dados da Comissão Eleitoral Central na noite de domingo, após o fechamento das urnas.

A participação é maior do que no segundo turno das eleições parlamentares em 2020, mas abaixo da participação no primeiro turno deste ano.

Em 2020, 39,24% dos eleitores votaram no segundo turno, enquanto há duas semanas, nas eleições do primeiro turno deste ano, o comparecimento chegou a 52,18%.