Parlamento da Estônia aprova legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Fonte: Wikinotícias

22 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O parlamento da Estônia votou por 55 a 34 para emendar sua Lei da Família para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo a partir de 1º de janeiro. A Estônia seria o primeiro ex-país soviético a fazê-lo se seu presidente aprovar a legislação.

A primeira-ministra Kaja Kallas disse: "Tenho orgulho do meu país. Estamos construindo uma sociedade onde os direitos de todos são respeitados e as pessoas podem amar livremente".

"Todos devem ter o direito de se casar com a pessoa que amam e com quem desejam se comprometer. Com esta decisão, estamos finalmente pisando no meio de outros países nórdicos, bem como de todos os outros países democráticos do mundo onde a igualdade no casamento foi concedida. Esta é uma decisão que não tira nada de ninguém, mas dá algo importante para muitos. Também mostra que nossa sociedade é atenciosa e respeitosa umas com as outras. Tenho orgulho da Estônia", continuou ela.

Em 2012, uma pesquisa inicial do Centro de Direitos Humanos da Estônia estimou que 34% da nação apoiava o casamento entre pessoas do mesmo sexo; em abril, colocou esse número em 53%.

Fontes