Parlamento da Estônia aprova legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo
22 de junho de 2023
O parlamento da Estônia votou por 55 a 34 para emendar sua Lei da Família para permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo a partir de 1º de janeiro. A Estônia seria o primeiro ex-país soviético a fazê-lo se seu presidente aprovar a legislação.
A primeira-ministra Kaja Kallas disse: "Tenho orgulho do meu país. Estamos construindo uma sociedade onde os direitos de todos são respeitados e as pessoas podem amar livremente".
"Todos devem ter o direito de se casar com a pessoa que amam e com quem desejam se comprometer. Com esta decisão, estamos finalmente pisando no meio de outros países nórdicos, bem como de todos os outros países democráticos do mundo onde a igualdade no casamento foi concedida. Esta é uma decisão que não tira nada de ninguém, mas dá algo importante para muitos. Também mostra que nossa sociedade é atenciosa e respeitosa umas com as outras. Tenho orgulho da Estônia", continuou ela.
Em 2012, uma pesquisa inicial do Centro de Direitos Humanos da Estônia estimou que 34% da nação apoiava o casamento entre pessoas do mesmo sexo; em abril, colocou esse número em 53%.
Fontes
- ((en)) Powers and responsibilities — Presidente da Estônia. Página visitada em 21 de junho de 2023
- ((en)) Catherine Nicholls. Estonia becomes first ex-Soviet state to legalize same-sex marriage — CNN, 20 de junho de 2023
- ((en)) Elena Giordano. Estonia legalizes same-sex marriage — Politico Europe, 20 de junho de 2023
- ((en)) Peter Roudik. Estonia: Legalization of Civil Partnerships — Library of Congress, 14 de janeiro de 2016
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Estonian parliament passes legalization of same-sex marriage", proveniente de Wikinotícias em Inglês. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |