ONU: Ataques russos contra civis na Ucrânia podem equivaler a crimes de guerra

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

À medida que crescem as mortes e os ferimentos de civis na Ucrânia, as agências de ajuda das Nações Unidas alertam que ataques indiscriminados contra civis e infraestruturas civis podem constituir crimes de guerra. Até agora, o escritório de direitos humanos da ONU registrou 1.564 vítimas civis, incluindo 564 mortos e 982 feridos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Até agora, a Organização Mundial da Saúde verificou 26 ataques a hospitais e outras instalações de saúde, resultando em 12 mortes e 34 feridos. Isso inclui o ataque aéreo mortal em uma maternidade na quarta-feira na cidade portuária de Mariupol, que matou pelo menos três pessoas e feriu 17.

A última instalação a ser atingida foi um instituto psiquiátrico perto da cidade de Kharkiv. Autoridades ucranianas dizem que 330 pessoas estavam no hospital quando foi atacada na manhã de sexta-feira e 73 foram evacuadas. Falando de Lviv, no oeste da Ucrânia, o porta-voz da OMS, Tarek Jasarevic, disse que as investigações estão em andamento.

“Realmente condenamos todos os ataques a instalações de saúde, profissionais de saúde e pacientes. Esta é uma violação flagrante do direito internacional humanitário. Priva as pessoas de acesso aos cuidados de saúde. Coloca em perigo a vida de pacientes e profissionais de saúde”, expressou Jasarevic.

A Rússia nega atacar civis na Ucrânia e alega que está realizando uma chamada operação militar especial contra nacionalistas ucranianos e neonazistas.

O escritório de direitos humanos da ONU relata que civis estão sendo mortos e mutilados no que parecem ser ataques indiscriminados. Ele diz que as forças russas têm usado armas explosivas em ou perto de áreas povoadas. Além dos ataques aéreos, diz que os combatentes russos têm atingido áreas residenciais e infraestrutura civil com mísseis, artilharia pesada e foguetes.

A porta-voz da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Liz Throssel, disse que há relatos confiáveis ​​de que forças russas usaram munições cluster em vários casos, inclusive em áreas povoadas. Tais ataques, ela observa, violam as regras da guerra.

“As baixas civis estão aumentando diariamente, pois estamos vendo o sofrimento humano em geral. Lembramos às autoridades russas que direcionar ataques contra civis e bens civis, bem como os chamados bombardeios em cidades e vilas e outras formas de ataques indiscriminados, são proibidos pelo direito internacional e podem constituir crimes de guerra”.

Separadamente, a agência de refugiados da ONU relata que mais de 2,5 milhões de refugiados ucranianos fugiram para países vizinhos por segurança. Nesse ritmo, o ACNUR diz que é provável que sua estimativa original de 4 milhões de refugiados fugindo da Ucrânia seja excedida.

Fontes