Nobel de Literatura sai para francês Patrick Modiano

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

9 de outubro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao escritor francês Patrick Modiano, anunciou hoje (9) o júri. "Por meio da arte da memória, ele evocou os mais inapreensíveis destinos da humanidade”, afirmou o secretário permanente do Comitê do Nobel, Peter Englund, ao anunciar o nome de Patrick Modiano.

Modiano, de 69 anos, recebeu algumas das mais importantes premiações francesas como o Prêmio Goncourt, em 1978, o Grande Prêmio de Romance da Academia Francesa, em 1972, e o Grande Prêmio Nacional das Letras de França, em 1996.

Patrick Modiano, o décimo quinto autor francês agraciado com o Nobel da Literatura, é considerado um mestre da literatura francesa contemporânea. Ele é autor de mais de 30 títulos, muito marcados pela experiência da 2ª Guerra Mundial e pelas sequelas da ocupação nazista.

No ano passado, a vencedora do Noble de Literatura foi a canadense Alice Munro.

Como é tradição, os vencedores do Nobel receberão o prêmio durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro (data da morte do fundador do prêmio, químico e inventor da dinamite, Alfredo Nobel, em 1896) e vão dividir um total de 8 milhões de coroas suecas (entre 867 a 881 mil euros, dependendo variação da cotação diária). Caso o Nobel tiver mais de um vencedor, o dinheiro e prêmio serão divididos em três partes.

Semana Nobel

Os vencedores do Nobel de Medicina, Física e Medicina de 2014 foram divulgados, premiação que vai até 13 de outubro. Somente o Nobel de Paz será conhecido amanhã.

Como é habitual, será anunciado na sexta (10) em Oslo, na Noruega, pelo presidente do comitê, Thorbjørn Jagland, o Nobel da Paz. O Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado no dia 13 de outubro.

“De acordo com a tradição, a Academia Sueca definirá a data para o anúncio do Nobel de Literatura mais tarde. O prêmio será anunciado por Peter Englund, secretário permanente da academia”, informa o site da instituição.

Notícias Relacionadas

Fonte