Nobel de Medicina sai para descobridores do "GPS cerebral"

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

6 de outubro de 2014

O norte-americano John O’Keefe e um casal de noruegueses, May-Britt e Edvard Mosel, vão receber o Prêmio Nobel de Medicina 2014, informou hoje (6) o Comitê Nobel.

O prêmio foi concedido pelas descobertas sobre as “células que constituem um sistema no cérebro de determinação da posição”, uma espécie de GPS interno, segundo o júri.

Esse GPS (sistema de posicionamento global) no cérebro permite que nos orientemos em determinado espaço, mostrando a base celular de uma função cognitiva superior, explica o júri do Nobel em comunicado.

O sistema permite responder a questões simples, entre elas “como sabemos onde estamos? Como conseguimos encontrar o caminho entre um local e outro? Como guardamos essa informação de modo a poder encontrar rapidamente o caminho outra vez?”.

O norte-americano-britânico John O’Keefe descobriu em 1971 o primeiro componente desse "GPS". Foi preciso esperar até 2005 para que May-Britt e Edvard Mosen identificassem outro componente-chave do sistema, células nervosas que criam coordenadas para determinar as posições.

O prêmio, de 8 milhões de coroas suecas (cerca de 881 mil euros) será dividido em duas partes, metade para O’Keefe e metade para o casal Moser.

Semana Nobel[editar]

Os vencedores do Nobel de Medicina foram os primeiros da semana de divulgação dos prêmios de 2014, que vai até 13 de outubro. Somente o Nobel de Literatura será conhecido posteriormente. Amanhã (7), será a vez do Nobel de Física, e na quarta-feira, do Nobel de Química.

Como é habitual, será anunciado na sexta (10) em Oslo, na Noruega, pelo presidente do comitê, Thorbjørn Jagland, o Nobel da Paz. O Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado no dia 13 de outubro.

“De acordo com a tradição, a Academia Sueca definirá a data para o anúncio do Nobel de Literatura mais tarde. O prêmio será anunciado por Peter Englund, secretário permanente da academia”, informa o site da instituição.

Todos os prêmios serão entregues em 10 de dezembro, data da morte do magnata sueco fundador do prêmio, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati