Nobel de Química premia melhorias no uso do microscópio

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

8 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Prêmio Nobel de Química foi concedido hoje aos norte-americanos Eric Betzig e William Moerner e ao alemão Stefan Hell, por melhorias na utilização do microscópio. Os três pesquisadores, de acordo com o júri, foram "recompensados pelo desenvolvimento da microscopia de fluorescência em alta resolução".

De acordo com nota da entidade que concede os prêmios, o trabalho desses cientistas permite visualizar "dentro das paredes das moléculas individuais em células vivas", ultrapassando um "limite físico estabelecido em 1873 pelo microscopista Ernst Abbe".

Até agora, era impossível estudar as células vivas a partir de um determinado patamar, mas o trabalho desses cientistas permitiu superar isso, por meio da investigação de Stefan Hell, que descobriu o microscópio stimulated emission depletion (Sted), e de Eric Betzig e William Moerner, que trabalhou o microscópio de molécula única (single-molecule microscopy).

Essas invenções, destaca a Academia sueca, são úteis na compreensão de doenças comuns, como o Parkinson, o Alzheimer e o Huntington.

Como é tradição, os vencedores do Nobel receberão o prêmio durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro (data da morte do fundador do prêmio, químico e inventor da dinamite, Alfredo Nobel, em 1896) e vão dividir um total de 8 milhões de coroas suecas (entre 867 a 881 mil euros, dependendo variação da cotação diária). Caso o Nobel tiver mais de um vencedor, o dinheiro e prêmio serão divididos em três partes.

Semana Nobel

Os vencedores do Nobel de Medicina e Física foram os primeiros da semana de divulgação dos prêmios de 2014, que vai até 13 de outubro e amanhã, quinta-feira, será a vez do Nobel de Literatura.

Como é habitual, será anunciado na sexta-feira (10) em Oslo, na Noruega, pelo presidente do comitê, Thorbjørn Jagland, o Nobel da Paz. O Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado no dia 13 de outubro.

“De acordo com a tradição, a Academia Sueca definirá a data para o anúncio do Nobel de Literatura mais tarde. O prêmio será anunciado por Peter Englund, secretário permanente da academia”, informa o site da instituição.

Notícias Relacionadas

Fonte