Nobel da Paz sai para a paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi
10 de outubro de 2014
A paquistanesa Malala Yousafzai (de 17 anos) e o indiano Kailash Satyarthi venceram o Prêmio Nobel da Paz, anunciou hoje (10) a Academia Sueca. O anúncio foi feito em Oslo, na Noruega, pelo presidente do comitê, Thorbjørn Jagland.
A ativista paquistanesa era a mais jovem entre os favoritos a receber o prêmio. Kailash Satyarthi, 50 anos, é um indiano que luta contra o trabalho infantil.
Malala tornou-se um símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.
Kailash Satyarthi é um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadoras e também adultos mantidos sob regime de escravidão.
“As crianças devem ir à escola e não serem exploradas financeiramente”, disse o presidente do Comitê do Prêmio Nobel, Thorbjoern Jagland.
Semana Nobel
Como é tradição, os vencedores do Nobel receberão o prêmio durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro (data da morte do fundador do prêmio, químico e inventor da dinamite, Alfredo Nobel, em 1896) e vão dividir um total de 8 milhões de coroas suecas (entre 867 a 881 mil euros, dependendo variação da cotação diária). Caso o Nobel tiver mais de um vencedor, como ocorreu hoje, o dinheiro e prêmio serão divididos a cada um.
Os vencedores do Nobel de Medicina, Física, Medicina e Literatura de 2014 foram divulgados e a premiação que vai até 13 de outubro. Nesse dia, o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado o Nobel de Economia.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- "Nobel de Medicina sai para descobridores do "GPS cerebral"", Wikinotícias, 6 de outubro de 2014.
- "Nobel de Física sai para inventores da tecnologia LED", Wikinotícias, 7 de outubro de 2014.
- "Nobel de Química premia melhorias no uso do microscópio", Wikinotícias, 8 de outubro de 2014.
- "Nobel de Literatura sai para francês Patrick Modiano", Wikinotícias, 9 de outubro de 2014.
Fonte
- Agência Lusa. Nobel de Literatura premia o francês Patrick Modiano— Agência Brasil, 9 de outubro de 2014, 9hs15min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|