Nobel da Paz sai para a paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi

Fonte: Wikinotícias
Malala Yousafzai (20/11/2013).

Agência Brasil

10 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A paquistanesa Malala Yousafzai (de 17 anos) e o indiano Kailash Satyarthi venceram o Prêmio Nobel da Paz, anunciou hoje (10) a Academia Sueca. O anúncio foi feito em Oslo, na Noruega, pelo presidente do comitê, Thorbjørn Jagland.

A ativista paquistanesa era a mais jovem entre os favoritos a receber o prêmio. Kailash Satyarthi, 50 anos, é um indiano que luta contra o trabalho infantil.

Malala tornou-se um símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Kailash Satyarthi é um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadoras e também adultos mantidos sob regime de escravidão.

“As crianças devem ir à escola e não serem exploradas financeiramente”, disse o presidente do Comitê do Prêmio Nobel, Thorbjoern Jagland.

Semana Nobel

Como é tradição, os vencedores do Nobel receberão o prêmio durante cerimônia em Estocolmo, no dia 10 de dezembro (data da morte do fundador do prêmio, químico e inventor da dinamite, Alfredo Nobel, em 1896) e vão dividir um total de 8 milhões de coroas suecas (entre 867 a 881 mil euros, dependendo variação da cotação diária). Caso o Nobel tiver mais de um vencedor, como ocorreu hoje, o dinheiro e prêmio serão divididos a cada um.

Os vencedores do Nobel de Medicina, Física, Medicina e Literatura de 2014 foram divulgados e a premiação que vai até 13 de outubro. Nesse dia, o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado o Nobel de Economia.

Notícias Relacionadas

Fonte