NASA encontra água salgada no planeta anão Ceres

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de agosto de 2020

A agência espacial americana NASA acredita ter descoberto água salgada sob a superfície do planeta anão Ceres no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

A nave Dawn enviou imagens do planeta anão, que ao amanhecer se aproximou da superfície de Ceres a uma distância de apenas 35 km.

As imagens revelaram “misteriosas áreas brilhantes”. Os cientistas posteriormente as identificaram como depósitos de carbonato de sódio de um líquido que provavelmente vazou para a superfície e evaporou, deixando para trás uma crosta de sal reflexiva.

Em um estudo publicado segunda-feira na revista Nature Astronomy, os cientistas da NASA disseram que depois de examinar as imagens e dados enviados da sonda, eles concluíram que o fluido veio de um reservatório profundo de água salgada, cerca de 40 quilômetros de profundidade.

A espaçonave Dawn foi lançada em setembro de 2007 para coletar dados que fornecerão informações sobre a formação inicial do sistema solar.

Tendo estudado o asteroide gigante Vesta, o dispositivo chegou ao planeta anão Ceres em 2015. Os cientistas se concentraram na cratera Occator de 92 quilômetros de largura.

Em outubro de 2018, a missão Dawn foi concluída depois que a espaçonave ficou sem seu combustível principal, a hidrazina. A NASA diz que a espaçonave permanecerá na órbita de Ceres por décadas.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com