NASA anuncia o descobrimento do planeta habitável
6 de dezembro de 2011
A agência espacial estado-unidense (ou americana) National Aeronautics and Space Administration (NASA, pela sigla em inglês) anunciou hoje a descoberta do primeiro planeta habitável fora da órbita do sistema solar. O planeta, encontrado pela missão Kepler da agência, se situa a 600 anos-luz dentro da região onde acredita-se poder encontrar água líquida.
O planeta Kepler-22b, como havia sido denominado, é o menor que se havia descoberto naquela "zona habitável"; no entanto, é maior que o da Terra, na qual não se havia determinado se é sólido, líquido e gasoso.
Estamos cada vez mais perto de encontrar um planeta como a Terra.
Natalie Batalha, sub-diretora da equipe científica.
Além disso, a missão havia descoberto 1000 novos candidatos a planeta, dez dos quais têm um tamanho similar à da Terra e orbitam na zona habitável dos seus sistemas solares.
Kepler e os planetas novos
Foi lançado pela NASA na madrugada de 6 de março de 2009 do Cabo Canaveral. Sua missão principal é o descobimento de novos planetas fora do Sistema Solar.
Observa cerca de 150.000 estrelas nas constelações no Lyra e Cygnus. Com seu descobrimento, Kepler-22b se soma aos 500 exoplanetas já descobertos.
Sua missão finalizará em 2012.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "La NASA anuncia el descubrimiento de planeta habitable", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 9 de dezembro de 2011. |
Encuentran un planeta potencialmente habitable— La Nación, 5 de dezembro de 2011
El Observatorio Kepler encuentra un planeta que podría tener agua— ABC, 5 de dezembro de 2011
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|