Movimento Black Lives Matter é nomeado para o prêmio Nobel da paz

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

1 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O movimento Black Lives Matter foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021 pela forma como seu apelo por uma mudança sistêmica se espalhou pelo mundo, relata o The Guardian.

Em seus documentos de nomeação, o parlamentar norueguês Petter Eide disse que o movimento forçou países fora dos Estados Unidos (EU) a lutar contra o racismo em suas próprias sociedades.

“Acho que um dos principais desafios que vimos na América, mas também na Europa e na Ásia, é o tipo de conflito crescente baseado na desigualdade”, disse Eide. “Black Lives Matter se tornou um movimento mundial muito importante para combater a injustiça racial. Eles tiveram uma grande conquista no aumento da consciência global e da consciência sobre a injustiça racial".

O movimento Black Lives Matter foi cofundado em 2013 por Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi em resposta à absolvição nos EU do homem que atirou em Trayvon Martin. Ganhou maior reconhecimento em 2014, após protestos contra as mortes de Michael Brown e Eric Garner, e foi a fonte de uma série de protestos globais em 2020 após as mortes de George Floyd e Breonna Taylor.

Notícias Relacionadas

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit