Militares protegem principais instalações da Bolívia
11 de agosto de 2020
O governo boliviano ordenou que policiais e militares protegessem as principais instalações do país devido a diversos protestos.
As tensões aumentaram depois que a eleição presidencial de 18 de outubro foi adiada devido à pandemia do coronavírus. Apoiadores do ex-líder esquerdista deposto Evo Morales exigem uma votação em 6 de setembro.
Conflitos políticas surgiram entre o Movimento para o Socialismo de Morales (MAS) e uma oposição conservadora dispersa, incluindo a presidente interina Jeanine Áñez, que assumiu o poder no ano passado com promessas de novas eleições.
“É importante acabar com essas mobilizações”, disse o ministro Yerko Núñez, culpando os grupos “radicais” associados ao MAS que “desejam a morte dos bolivianos”.
Morales, atualmente na Argentina, criticou o governo interino, que acusa de organizar um golpe de Estado, e pediu protestos contra o adiamento das eleições. Os manifestantes, principalmente nas áreas rurais, bloquearam o acesso a algumas das principais cidades.
A ouvidoria registrou pelo menos três ferimentos a bala após confrontos no leste da Bolívia, enquanto o Ministério da Saúde registrou na semana passada mais de 30 mortes por falta de oxigênio nos hospitais.
Josep Borrell, alto representante da União Europeia, pediu um "diálogo político" para garantir a paz e observou que as tensões no país estão afetando os bolivianos já "afetados pela pandemia do coronavírus com um sistema de saúde interrompido".
O ministro da Defesa boliviano, Fernando Lopez, disse a repórteres que a violência deve ser evitada. “Não queremos mais mortes. COVID-19 já está levando muitos”, disse ele.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Военные и полиция Боливии приступили к защите ключевых объектов в стране— Voz da América, 11 de agosto de 2020
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Военные и полиция Боливии приступили к защите ключевых объектов в стране", proveniente de Wikinotícias em Russo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|