Alto funcionário do Vaticano visita a Bolívia, enquanto denúncias de pedofilia chocam o país

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Numa altura em que se somam mais denúncias de casos de pedofilia, após um conhecido escândalo que abala a Igreja Católica na Bolívia, o Papa Francisco enviou ao país sul-americano um dos mais importantes membros da Santa Sé.

O espanhol Jordi Bertomeu chegou na segunda-feira do Paraguai. Em 2018, foi ele quem liderou as investigações sobre os abusos de menores cometidos por padres no Chile.

No entanto, a Conferência Episcopal Boliviana esclareceu que a visita de Bertomeu não está diretamente relacionada às recentes denúncias, mas que foi agendada com antecedência e busca analisar “os progressos realizados na linha da cultura de prevenção” promovida pelo Vaticano.

Os encontros "serão realizados em um clima de profunda proximidade com todos aqueles que foram vítimas do flagelo dos abusos na Igreja", afirmou a Conferência Episcopal em um comunicado.

Bertomeu “é uma pessoa de muita confiança do Papa Francisco, ele se encarrega de olhar para essas questões e vem dar algumas orientações sobre como podemos lidar com essa questão, ouvir e acompanhar as vítimas”, declarou o secretário da Conferência, Monsenhor Giovani Arana.

A visita do funcionário ocorre logo após a eclosão do caso do jesuíta espanhol Alfonso Pedrajas que, segundo um diário ao qual o jornal espanhol El País teve acesso, teria abusado de cerca de 85 menores em internatos católicos na Bolívia na década de 1970 e 80. Pedrajas morreu de câncer em 2009.

A Promotoria iniciou uma investigação -que é mantida em sigilo- e convocou as vítimas para denunciar. Por sua vez, a Companhia de Jesus na Bolívia pediu desculpas às vítimas e prometeu apoiar a investigação, denunciando os superiores de Pedrajas - muitos dos quais já não trabalham ou já morreram - por sua suposta ocultação.

No marco dessa investigação, um ex-seminarista jesuíta boliviano -considerado pelas autoridades uma importante testemunha- declarou-se vítima e prometeu colaborar com as autoridades.

"Não sou apenas testemunha, mas vítima de abuso de poder, abuso sexual e abuso de consciência por parte da Companhia de Jesus na Bolívia", disse o ex-seminarista Pedro Lima, ao chegar a La Paz, na segunda-feira, para depor perante o Ministério Público. Numa conferência de imprensa à sua chegada, acusou três jesuítas de terem encoberto os alegados abusos.

Fontes