Saltar para o conteúdo

Medicanes se formam dias depois de esfriamento das águas do Mediterrâneo, aponta estudo

Fonte: Wikinotícias

5 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Daniel foi um medicane particularmente catastrófico em 2023

Um estudo publicado na Nature - Scientific Reports apontou que os medicanes costumam se formar alguns dias após uma queda significativa da temperatura da superfície do Mar Mediterrâneo. Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram as temperaturas da superfície do Mediterrâneo nos dez dias anteriores à génese de 52 ciclones mediterrâneos diferentes entre 1969 e 2023.

Medicanes são sistemas ciclônicos, geralmente extratropicais, que se formam ou se intensificam sobre o Mar Mediterrâneo e muitas vezes adquirem um "olho" central. O desenvolvimento de um "olho" é característico de ciclones tropicais, por isto estes sistemas recebem o nome de medicane, junção de parte das palavras MEDIterranean e hurriCANE (furacão). Segundo o AccuWeather, "medicane é um nome informal para uma tempestade não-tropical que se move sobre o Mar Mediterrâneo e ganha algumas características tropicais à medida que se fortalece sobre as águas quentes".

Em 2023, o medicane Daniel (uma tempestade extratropical) atingiu a Grécia, Bulgária, Turquia, Egito, Israel e principalmente a Líbia, onde tocou terra e matou milhares de pessoas após as chuvas torrenciais associadas ao sistema causarem enchentes catastróficas.

Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]