Inundações atingem a Líbia após forte tempestade

Fonte: Wikinotícias

11 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pelo menos 150 pessoas morreram na Líbia, enquanto as chuvas torrenciais da poderosa tempestade mediterrânica Daniel varriam a parte oriental do país no domingo e na segunda-feira.

O vídeo postado nas redes sociais mostrou ruas transformadas em rios nas cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda, Al-Marj e Derna.

Um porta-voz da ONG Crescente Vermelho Líbio disse à Reuters que 150 pessoas morreram na cidade de Derna, no leste, depois que um prédio desabou. As autoridades acreditam que o número de vítimas poderá chegar a 250, depois que o nível da água teria subido para 3 metros.

Relatos da mídia dizem que duas barragens ruíram na cidade de cerca de 100 mil habitantes, com bairros inteiros destruídos.

O primeiro-ministro líbio, Ossama Hamad, disse à televisão Al Masar que se teme que 2.000 pessoas tenham morrido só em Derna, e que se acredita que milhares de outras estejam desaparecidas. Ele declarou a cidade uma área de desastre.

Hamad não forneceu a fonte dos seus dados e as agências de notícias não foram capazes de verificar os números.

Espera-se que Daniel chegue a partes do oeste do Egito na segunda-feira. As autoridades meteorológicas do país alertaram sobre possíveis chuvas e mau tempo. A tempestade causou inundações mortais na Grécia na semana passada.

Fontes