Líderes do G20 prestam homenagem a Gandhi

Fonte: Wikinotícias
Gandhi

10 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes do G20 prestaram homenagem no domingo a Mahatma Gandhi, que usou a resistência não violenta para libertar a Índia do domínio britânico.

Os líderes mundiais que participaram na cimeira do G20 de dois dias na Índia este ano chegaram a um consenso no sábado sobre uma declaração conjunta sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. A declaração de sábado sobre o conflito é muito mais branda do que a emitida na cimeira do ano passado em Bali.

Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, disse no Facebook que a declaração “não era motivo de orgulho”.

O grupo anunciou no sábado que a União Africana seria o seu mais novo membro. “Isto fortalecerá o G20 e também fortalecerá a voz do Sul Global”, postou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no X, anteriormente conhecido como Twitter.

O grupo também realizou um evento no sábado onde anunciou um acordo ferroviário e portuário multinacional ligando o Oriente Médio e o Sul da Ásia.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse: “Hoje, ao embarcarmos numa iniciativa de conectividade tão grande, estamos a plantar as sementes para que as gerações futuras sonhem maior”.

O acordo visa ligar os países do Médio Oriente por trem e depois conectá-los à Índia por portos.

Notícias relacionadas

Fontes