G20 apela à paz na Ucrânia, mas não cita a Rússia

Fonte: Wikinotícias
Países do G20 em vermelho

9 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi anunciado pelos Estados Unidos que comunicado final do G20 contém "parágrafos" sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia - apesar da notável omissão da palavra "Rússia" nesses parágrafos.

O Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, descreveu o acordo - alcançado no primeiro dia da reunião em Nova Deli - como um "marco significativo para a presidência da Índia e um voto de confiança de que o G20 pode reunir-se para abordar uma série de questões".

A cimeira também foi marcada pela ausência de dois líderes importantes: o presidente russo Vladimir Putin e o presidente chinês Xi Jinping. Ambos foram representados por altos funcionários.

O comunicado de 29 páginas, que aborda questões como o comércio, o crescimento econômico e o desenvolvimento, as alterações climáticas, a reforma das instituições multilaterais, a tecnologia, a igualdade entre homens e mulheres, entre outras, foi elaborado no primeiro dia da reunião.

No comunicado, os líderes do Grupo dos 20 países com economias mais importantes e em desenvolvimento apelaram a uma "paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia".

Diversos países presentes no G20 se mantiveram neutros sobre conflito, incluindo os membros do BRICS, como Brasil, China e a própria Índia. Numa publicação no Facebook, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, disse: "A Ucrânia está grata aos parceiros que tentaram incluir palavras fortes no texto".

Fontes

‎‎