Corredor ferroviário e marítimo que conecta Índia, Oriente Médio e Europa é proposto

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou planos para construir um corredor ferroviário e marítimo ligando a Índia ao Oriente Médio e à Europa.

O presidente Biden revelou este plano ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a cimeira do G20 que foi inaugurada hoje (9) em Nova Deli, na Índia.

A Associated Press informou que este projecto de grande escala faz parte da Parceria Global para Infra-estruturas e Investimento (PGII), que foi lançada no ano passado e liderada pelos Estados Unidos.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse aos repórteres que Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Israel e União Europeia participarão do projeto.

Os meios de comunicação dos EUA, incluindo a AP, relataram que o projecto visa promover não só o crescimento econômico através da promoção comercial, transporte de recursos energéticos e conectividade digital, mas também a cooperação política entre os países participantes.

A Casa Branca, no entanto, não detalhou o cronograma específico ou o método de financiamento deste projeto.

Fontes