Líder do Grupo Wagner diz que concordou com fim do conflito com Kremlin
24 de junho de 2023
O presidente da Bielorrússia e aliado do presidente russo Vladimir Putin, Alexander Lukashenko, anunciou que o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, concordou com o fim do conflito com o Kremlin.
“Yevgeny Prigozhin aceitou a proposta do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, para interromper o movimento de pessoas armadas da empresa Wagner no território da Rússia”, escreveu Belsat TV no Twitter, citando o serviço de imprensa de Lukashenko.
“Em cima da mesa está uma opção absolutamente lucrativa e aceitável para resolver a situação, com garantias de segurança para os lutadores do Wagner PMC.”
O jornal New York Post anunciou inicialmente que esperava uma confirmação, mas a NBC News reportou a confirmação do líder. Anteriormente diversas fontes relatam conflito entre Putin e o líder do grupo, incluindo uma suposta viagem de Putin, que teria deixado a capital Moscou.
Notícias relacionadas
- "Putin agradece Lukashenko após encerrar conflito com Grupo Wagner", Wikinotícias, 24 de junho de 2023.
- "Líder do Grupo Wagner se reune com liderança militar após fim do conflito", Wikinotícias, 24 de junho de 2023.
- "Volodymyr Zelenskyy comenta conflito entre Kremlin e Grupo Wagner", Wikinotícias, 24 de junho de 2023.
- "Militares russos abrem fogo contra mercenários do Wagner perto de Moscou", Wikinotícias, 24 de junho de 2023.
- "Grupo Wagner causa caos na Rússia; lideranças fogem do país", Wikinotícias, 24 de junho de 2023.
Fontes
- Post Staff Report. Russia-Wagner group live updates: Wagner Group leader has agreed to stop Russian advance, enter negotiations, Belarus prez says — New York Post, 24 de junho de 2023. Página visitada em 24 de junho de 2023
- ((en)) N. B. C. News. Russia live updates: Putin vows to crush Wagner’s armed revolt, accused of treason — www.nbcnews.com, 24 de junho de 2023. Página visitada em 24 de junho de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |