Japão: Princesa Mako se casa após noivado quase ser cancelado devido à uma dívida da mãe do noivo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

26 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Finalmente, após quatro anos de noivado – foi anunciado em setembro de 2017 e postergado meses depois, após a imprensa descobrir e divulgar que a mãe do noivo devia dinheiro ao segundo marido – a Princesa Mako do Japão se casou hoje com o plebeu Kei Komuro. Devido à polêmica, não houve nenhuma cerimônia tradicional e o casamento apenas foi registrado no Cartório Civil. Seu pai, Príncipe Fumihito, revelou ontem à imprensa que devido a grande rejeição pública ao noivo, cerimônias tradicionais não seriam realizadas.

Esta tarde (em horário local), também como anunciado ontem, o casal atendeu a uma Coletiva de Imprensa, durante a qual cada um apenas leu uma declaração e respondeu perguntas enviadas previamente por escrito e selecionadas pela Casa Imperial.

Estresse pós traumático

A Casa Imperial tomou a decisão de limitar as perguntas durante a Coletiva por Mako ter revelado que sofre de transtorno de estresse pós-traumático. Segundo o Kyodo News, ela se sente ansiosa só de pensar em falar com os jornalistas e fotógrafos.

Desde que a questão sobre a dívida da mãe do noivo foi revelada, a imprensa nacional - e até internacional - divulgou centenas de matérias sobre o assunto, o que levou o noivo a se mudar até para os Estados Unidos, onde estudou Direito na Fordham University de Nova Iorque.

Vida após o casamento

Conforme a lei da Casa Imperial, ao se casar com um plebeu, Mako perdeu os direitos a seu status real. Assim, de hoje em diante ela não é mais princesa e não participará mais de qualquer atividade oficial relacionada à monarquia japonesa, passando apenas a ser chamada de Mako Komuro ou Senhora Komuro. Ela também abriu mão de receber uma compensação financeira por deixar a Casa Imperial, de cerca de 1,3 milhões de dólares, e o casal se mudará para Nova Iorque, onde Kei trabalha, dentro de algumas semanas.

Comparações com Harri e Meghan

Kei voltou ao Japão há pouco mais de um mês, após o que surgiram os rumores de que depois do casamento Mako e ele se mudariam definitivamente para os Estados Unidos. Isto fez com que a imprensa os comparasse a Harry e Meghan (leia o artigo Megxit na Wikipédia), que deixaram o Reino Unido para viver na Califórnia devido à perseguição da imprensa britânica.

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit