Inicia em Medellín a operação de Metroplús
22 de dezembro de 2011
Medellin, Colômbia — Hoje começaram a circular la ciudad de la eterna primavera ("a cidade da eterna primavera" em espanhol) os ônibus(PT-BR) ou autocarros(PT-PT) ou machimbombos(PT-AN e PT-MO) ou tocas-tocas e otocarros(PT-GB) (também conhecidos como coletivo) Metroplús, anexos ao Metrô de Medellín e com um design semelhante ao ônibus TransMilenio em Bogotá e outros sistemas de transporte massivo em maiores conurbações da Colômbia. As linhas MP1 e MP2 conectam de Belén com Aranjuez através 12,5 quilômetros(PT-BR) ou quilómetros(PT-PT) de vias de exclusivo para o Metroplús, que vão desde a Universidade de Medellín até o Parque de Aranjuez, passando pelas estações de transferência ao Metrô de Medellín: Industriales (que ainda não está pronta), Hospital e Cisneros.
Embora os primeiros ônibus(PT-BR) ou autocarros(PT-PT) ou machimbombos(PT-AN e PT-MO) ou tocas-tocas e otocarros(PT-GB) iniciaron seu recorrido às 4:20 (hora local), os primeiros passageiros oficiais foram Alonso Salazar (prefeito de Medellín) e Germán Cardona Gutiérrez (ministro do Transporte), que subiu no seu coletivo RutaN-UdeA e desceram em hospital, onde se levou a cabo do ato protocolário de inauguração.
Desta maneira, a cidade não só se tornou a única colombiana por ter um sistema de trens(PT-BR) ou comboios(PT-PT) urbanos, sendo também a única em ter anexo ao seu sistema massivo de transporte coletivo articulados (Metroplús), coletivos executivos (rotas integradas) e três linhas de cabo aéreo (Metrocable); tudo isso sem contar os projetos(PT-BR) ou projectos(PT-PT) que se encontram em construção, como a linha MP3 de Metroplús, que comunica os municipios de Envigado e Itagüí através da estação Aguacatala; o alargamento da linha A do metrô, que pretende comunicar os municípios de Sabaneta e La Estrella com o sistema de transporte; o bonde(PT-BR) ou eléctrico(PT-PT) de Ayacucho, que une Buenos Aires com a estação San Antonio; e as linhas de Metrocable anexado ao bonde(PT-BR) ou eléctrico(PT-PT).
A obra (que ainda não está culminada pois faltam adequações nas estações Industriales e San Pedro) cuja construção começou em 2004 e que inicialmente devia ser entregada em 2007, funciona com gás natural como combustível (o que logo a gerar polêmica) e torna-se a segunda do seu tipo na América Latina, após El Metropolitano de Lima. A pretroncal do Sul, MP3, poderá ser concluída no final de 2014, com um investimento de 636 bilhões(PT-BR) ou mil milhões(PT-PT) de pesos pelo Estado e das prefeituras de Medellín, Envigado e Itagüí.
No entanto, há um inconveniente que não havia sido solucionado: os protestos dos proprietários de 606 ônibus que sairão de circulação em 2013 com a chegada de Metroplús. Segundo Rafael Nanclares, secretário de Trânsito de Medellin, hoje se reuniram com eles para chegar a um acordo, enquanto que Beatriz Osorio, secretária do General del Metro, afirmou que abrirá licitação para as rotas alimentadoras no próximo 17 de Janeiro; licitações que poderiam ganhar os transportadores se cumprirem os requisitos.
Os coletivos articulados passaram a 19 estações (ainda faltam San Pedro e Industriales) seguido a hora: em hora de pico passaram 19, cinco minutos por cada estação, e nas horas de pico, serão de 11 cada 8 minutos. |
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Inicia en Medellín la operación de Metroplús", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 30 de dezembro de 2011. |
Caracol. Inicia operación del Metroplus en Medellín— Caracol Radio, 22 de dezembro de 2011
Redação. Curiosos madrugaron a ver el metroplús en su primer día de operaciones— El Colombiano, 22 de dezembro de 2011
RCN Noticias Medellín. En Medellín ya rueda el Metroplús— RCN Radio, 22 de dezembro de 2011
Yeison Gualdrón. Tras ocho años de espera este jueves rueda Metroplús en Medellín— El Tiempo (Colômbia), 21 de dezembro de 2011
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|