Grécia e Bulgária assinaram acordo de gás

Fonte: Wikinotícias

25 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Grécia e a Bulgária estão tentando reduzir sua dependência do gás russo assinando um acordo que permitirá à Bulgária adquirir uma participação em um terminal de GNL no nordeste da Grécia.

O projeto, que recebeu forte apoio dos Estados Unidos, visa diversificar os recursos energéticos no sudeste da Europa, uma região fortemente dependente do gás natural russo.

O primeiro-ministro grego Kyriákos Mitsotákis e seu homólogo búlgaro Boyko Borisov participaram da assinatura de um acordo pelo qual a estatal búlgara Bulgartransgaz adquirirá uma participação de 20% na empresa grega Gastrade, que está construindo um terminal de GNL perto da cidade grega de Alexandrópolis.

“Este investimento massivo nos ajudará a alcançar nosso objetivo final de transformar nosso porto mais oriental em um centro de energia global”, disse Mitsotákis.

“Também há um benefício geopolítico aqui. Está a ser criado um novo eixo de diversificação das rotas do gás natural, não só para a Bulgária, mas também para a Europa Central, que deixará de contar com uma única fonte de energia”, acrescentou.

Fontes