Globo noticia a morte do mesmo homem em duas versões diferentes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Histórias relatadas

Nenhuma das páginas preenche estes critérios.

Televisão

Mais informações sobre Televisão:

24 de abril de 2020

Na última terça-feira (21 de abril), num feriado nacional, a Rede Globo narrou a morte de um senhor identificado apenas como "seu Severino" de 60 anos com duas versões diferentes em telejornais separados no mesmo dia no Estado de São Paulo. Os telejornais eram o Jornal Hoje (tarde), Jornal Nacional (noite) e Jornal da Globo (madrugada).

A informação é do site Conexão Política, publicada ontem (23 de abril),[1] na qual os três telejornais citam a fala do filho de Severino, identificado como Alexandre Albuqueque:

Lá no hospital do M'boi Mirim, ele nem chegou a ir pro quarto, a ter internação, porque já saiu de ambulância em estado grave e de emergência.

Alexandre Albuqueque, filho do Severino.

No telejornal Jornal Hoje, a repórter Sabrina Simonato contou que Severino “teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI”, mas acabou morrendo antes de ser transferido, reportagem que pode ser vista aqui.

No telejornal Jornal Nacional, o repórter Wallace Lara deu a mesma versão que ele “teve um AVC e ficou na enfermaria deste hospital [Municipal de Campo Limpo] desde a quinta-feira passada, à espera de uma vaga na UTI. A prefeitura conseguiu um leito em outro hospital, mas ele morreu logo depois de ser transferido”, reportagem que pode ser vista aqui.

Já no Jornal da Globo, a repórter Patrícia Falkowski contou a mesma história mostrada nos dois telejornais anteriormente, mas com um relato diferente (o que contradiz os telejornais), dizendo que ele morreu de COVID-19, ao invés de AVC, sem conseguir o leito de UTI - a reportagem pode ser vista aqui.

No dia seguinte, a emissora emitiu uma nota dizendo que “Alexandre, filho do senhor Severino, informou que o exame para Covid-19 foi feito logo que o pai foi internado por causa do AVC. Essa declaração inclusive foi ao ar nos jornais locais”, em referência ao telejornal SP TV (que só entra no ar na região metropolitana da cidade e arredores), e que o Jornal da Globo cometeu uma “imprecisão” ao dizer que Severino estava com Covid-19, quando na verdade tratava-se somente de uma suspeita.

Referência

  1. Tiago Netto. Globo noticia morte de uma mesma pessoa com duas versões diferentesConexão Política, 23 de abril de 2020

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com