Fundador do Telegram, Pavel Durov é preso na França
25 de agosto de 2024
Nesse sábado (24), Pavel Durov, fundador e CEO do aplicativo de mensagens Telegram, foi preso na França. A polícia está investigando atividades criminosas no aplicativo por falta de moderação.
O proprietário do aplicativo de mensagens foi abordado pela polícia francesa ao descer do avião ao pousar no aeroporto Le Bourget, na área metropolitana de Paris. A informação foi divulgada pelo jornal francês TF1.
Durov está sujeito a um mandado de busca e é acusado de envolvimento em "tráfico de drogas, crimes contra crianças e fraudes", segundo agências de notícias francesas.
A Agência France-Presse e outros meios de comunicação franceses já haviam noticiado anteriormente a prisão de Durov na Rússia. A embaixada russa em Paris respondeu aos relatos da mídia que para o Durov solicitou as autoridades francesas "uma explicação dos motivos e exigiu que elas garantissem a proteção de seus direitos e fornecessem acesso consular", disse.
O CEO nasceu na Rússia, tem 39 anos e uma fortuna estimada em 15,5 bilhões de dólares americanos, ou aproximadamente 85 bilhões de reais, segundo a revista Forbes. Ele fundou o Telegram em 2013 com seu irmão Nikolai Durov, matemático e programador.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((pt)) Quem é Pavel Durov, fundador do Telegram que foi preso na França — G1, 25 de agosto de 2024
- ((pt)) Bloomberg. CEO do Telegram pode ficar preso por mais 24 horas na França — InfoMoney, 25 de agosto de 2024
- ((pt)) Fundador do Telegram é preso na França — Poder360, 25 de agosto de 2024
- ((pt)) Russo com mais de 100 filhos: quem é o CEO do Telegram preso na França — Universo Online, 25 de agosto de 2024