Fundador do Megaupload é capturado em Nova Zelândia
20 de janeiro de 2012
Auckland, Nova Zelândia — O fundador da extinta página de download (ou carregamento) da internet, Megaupload, Kim Schmitz, foi capturado pelas autoridades neo-zelandesas após decretada nos Estados Unidos, uma ordem de extradição contra ele pelo crime de violação de direito autoral e crime organizado em marco da ofensiva contra a pirataria que está a ter no lugar neste país a nível legislativo.
Schmitz, que estava em sua companhia de três empregados (os alemãos Finn Batato e Mathias Ortmann e o holandês Bram van der Kolk) foram encaminhados diante uma corte de Auckland esta sexta-feira, onde foram negadas toda possibilidade de liberdade condicional, enquanto a polícia das ilhas apreenderam vários de seus pertences pessoais, tais como carros de reconhecidas marcas e uma pistola assim como 11 milhões de dólares neozelandês.
Segundo Grant Wormald, inspetor da Agência contra Delitos Financeiros deste país, Kim Dotcom (apelido de Schmitz) tentou oferecer resistência à prisão, usando chaves eletrônicas para sua mansão a fim de esconder-se em um quarto blindado, o que obrigou os policiais neutralizá-lo de forma trabalhosa e ao terminar, apreenderam um fuzil de caça que levava consigo.
Ao chegar os cinegrafistas e fotógrafos de diversos meios de comunicação, Schmitz lhes permitiu no momento da sua captura, fazer o seu trabalho afirmando que "não temos nada a esconder". Antes de sua queda, ele tinha antecedentes vários de ilegalidade em vários países, sobretudo Tailândia e Espanha, por participação de eventos desportivos e negócios fraudulentos.
Enquanto isso, o advogado da extinta página, Iran Rothken, manifestou que "a companhia está estudando as opções legais para recuperar seus servidores e seus domínios e colocá-los em on-line", acrescentando que "é realmente ofensivo dizer que só porque a gente pode postar coisas ruins, então Megaupload é automaticamente responsável.".
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
- "Anonymous ataca cibersites do Governo dos Estados Unidos em represália ao fechamento de Megaupload", Wikinotícias, 19 de janeiro de 2012.
Fontes
AFP. Fundador de Megaupload fue detenido en Nueva Zelanda— El Espectador (jornal), 20 de janeiro de 2012
Iván Briceño. Dueño de Megaupload se escondió en cuarto blindado mientras se llevaban sus autos— Radio Santa Fe, 20 de janeiro de 2012
Jim Finkle e Juana Casas. Sitio Megaupload quiere recuperar activos, combatirá los cargos— Terra, 20 de janeiro de 2012
Fundador de Megaupload comparece ante corte de Nueva Zelanda— Radio Programas del Perú, 20 de janeiro de 2012
Schmitz, un millonario extravagante que ya tenía antecedentes judiciales— InfoBAE.com, 20 de janeiro de 2012
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Fundador de Megaupload es capturado en Nueva Zelanda", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 30 de janeiro de 2012. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|