Primeiro-ministro da Nova Zelândia visita a China

Fonte: Wikinotícias

26 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, iniciou uma visita oficial à China no dia 25, liderando uma delegação econômica de 29 representantes de cada área.

O primeiro-ministro Hipkins, que chegou a Pequim a convite do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, também se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, durante sua visita de seis dias até o dia 30.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse em comunicado que os líderes dos dois países manterão trocas de opiniões aprofundadas sobre as relações bilaterais entre a China e a Nova Zelândia e questões de interesse internacional e regional.

Em particular, os dois países são conhecidos por discutir a adesão da China ao Acordo de Parceria Transpacífico (CPTPP).

O CPTPP é um acordo de livre comércio assinado em 2018 por 11 países, incluindo Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México e Nova Zelândia.

A Nova Zelândia sediará a reunião do CPTPP no próximo mês para discutir a adesão da China, Taiwan, Equador e Costa Rica.

Esta é a primeira visita do primeiro-ministro Hipkins à China desde que assumiu o cargo em 25 de janeiro deste ano.

Fontes