Forças pró-governo no Iraque lançam operação para recuperar Ramadi do Estado Islâmico

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma vista aérea de Ramadi e o Rio Eufrates.
Imagem: Cpl. Jeremy M. Giacomino, USMC.

27 de maio de 2015

Iraque iniciou uma nova operação militar para empurrar para trás o Estado Islâmico para recuperar da cidade de Ramadi, de acordo com um porta-voz paramilitar iraquiano ontem. Ramadi, que é a capital da província de Anbar, caiu ao Estado Islâmico no início deste mês.

A nova ofensiva inclui tanto as tropas governamentais e as forças paramilitares da Hashed al-Shaabi, também conhecida como a Brigadas Mobilizadas Populares, que consiste basicamente de milícias xiitas.

A operação na província de Anbar pretende cortar rotas de abastecimento do Estado Islâmico para preparar o caminho para a recaptura de Ramadi. Não tem sido até agora relatos de combates para o sul e oeste de Ramadi quando as forças pró-governo realize seu avanço.

A coalizão EUA no Iraque afirmou que está a realizar raídes (ataques aéreos) perto de Ramadi para apoiar o avanço iraquiano. Os EUA também está a fornecer às forças iraquianas com equipamento militar, incluindo armas anti-tanque.

A cimeira está marcada para 2 de Junho em Paris (capital da França) entre os representantes dos países combatem Estado islâmico. John Kerry, o secretário de Estado dos EUA, está entre cerca de 20 ou mais ministros das Relações Exteriores (ou Negócios Estrangeiros) para participar; a cimeira é o foco na estratégia.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati