Forças pró-governo no Iraque lançam operação para recuperar Ramadi do Estado Islâmico

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uma vista aérea de Ramadi e o Rio Eufrates.
Imagem: Cpl. Jeremy M. Giacomino, USMC.

27 de maio de 2015

Iraque iniciou uma nova operação militar para empurrar para trás o Estado Islâmico para recuperar da cidade de Ramadi, de acordo com um porta-voz paramilitar iraquiano ontem. Ramadi, que é a capital da província de Anbar, caiu ao Estado Islâmico no início deste mês.

A nova ofensiva inclui tanto as tropas governamentais e as forças paramilitares da Hashed al-Shaabi, também conhecida como a Brigadas Mobilizadas Populares, que consiste basicamente de milícias xiitas.

A operação na província de Anbar pretende cortar rotas de abastecimento do Estado Islâmico para preparar o caminho para a recaptura de Ramadi. Não tem sido até agora relatos de combates para o sul e oeste de Ramadi quando as forças pró-governo realize seu avanço.

A coalizão EUA no Iraque afirmou que está a realizar raídes (ataques aéreos) perto de Ramadi para apoiar o avanço iraquiano. Os EUA também está a fornecer às forças iraquianas com equipamento militar, incluindo armas anti-tanque.

A cimeira está marcada para 2 de Junho em Paris (capital da França) entre os representantes dos países combatem Estado islâmico. John Kerry, o secretário de Estado dos EUA, está entre cerca de 20 ou mais ministros das Relações Exteriores (ou Negócios Estrangeiros) para participar; a cimeira é o foco na estratégia.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati