Chefe de Defesa dos EUA faz visita não anunciada ao Iraque

Fonte: Wikinotícias

7 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse na terça-feira durante uma visita não anunciada ao Iraque que as forças dos EUA que operam no país estão focadas em apoiar as forças iraquianas e derrotar o grupo Estado Islâmico.

“É um pilar fundamental de nosso relacionamento bilateral, e os Estados Unidos continuam comprometidos com essa luta em apoio à segurança do Iraque e de toda a região”, disse Austin quando questionado por repórteres após se encontrar com o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al -Sudani.

Os Estados Unidos têm cerca de 2.500 soldados no Iraque com a missão de assessorar e auxiliar as tropas iraquianas na luta contra o grupo Estado Islâmico.

Austin elogiou o Iraque por repatriar cidadãos iraquianos de centros de detenção e campos de deslocados no nordeste da Síria e encorajou todos os países a fazerem o mesmo com seus nacionais.

O Departamento de Estado dos EUA disse no mês passado que havia cerca de 10.000 pessoas nos campos de deslocados al-Hol e Roj.

Anteriormente o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, visitou o país e expressou “profunda solidariedade com o povo iraquiano e minha esperança de que o Iraque enfrente um futuro de paz e prosperidade e com instituições democráticas consolidadas”.

Fontes