Filipinas: mortes em decorrência da passagem do tufão Odette se aproximam de 400

Fonte: Wikinotícias

20 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Pelo menos 375 pessoas morreram nas Filipinas em decorrência da passagem do super-tufão Odette (chamado Rai internacionalmente). O número, no entanto, ainda pode aumentar, enquanto as forças de resgate continuam os trabalhos.

Odette tocou terra nas Ilhas Siargao, em Surigao del Norte, no dia 16 passado com ventos de 195km/h e rajadas de 240km/h, classificado pelo Joint Cyclone Center dos Estados Unidos como um ciclone tropical de categoria 5, a maior existente. Depois de atingir Sirgao, ele continuou seu caminho, atravessando o país asiático de leste para o oeste, devastando diversas cidades nos arquipélagos de Visayas e Mindanao.

Além das mortes, o tufão levou à evacuação de milhares de pessoas devido a enchentes, destruiu casas, derrubou árvores e danificou redes de energia elétrica. Ele também destruiu lavouras, principalmente de arroz e milho, e causou danos aos piscicultores e pecuaristas. Os danos no setor agropecuário chegam a 500 milhões de pesos filipinos (~10 milhões de dólares).

O Odette é o 15º ciclone tropical a atingir as Filipinas este ano e é o mais intenso até agora, estando hoje classificado como uma depressão tropical pelo Joint Cyclone Center e localizado no norte do Mar do Sul da China (veja aqui).

Notícias Relacionadas

Fontes