Saltar para o conteúdo

Ewiniar, primeiro ciclone tropical da temporada de 2024 no Pacífico Oeste, atinge as Filipinas

Fonte: Wikinotícias

27 de maio de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A trajetória do ciclone pela costa filipina

Ewiniar (chamado Aghon nas Filipinas), o primeiro ciclone tropical da temporada de tufões no Pacífico Oeste de 2024, tocou terra no leste das Filipinas na madrugada do dia 25. O primeiro desembarque aconteceu na Ilha Homonhon, em Samar Oriental, mas a tempestade varreu diversas ilhas do nordeste filipino entre sábado e ontem, incluindo as Ilhas Visayas e a Ilha Luzon, onde chegou com ventos de quase 170km/h - o que equivale a um furacão de categoria 2 na Escala Saffir-Simpson.

"A ADINET (ASEAN Disaster Information Network) reporta, até 27 de maio, mais de 5.300 pessoas deslocadas e um total de 19.373 pessoas afetadas em todas as Filipinas", informa o serviço de informações Relief, da ONU. Três pessoas teriam morrido em Quezon e quatro teriam ficado feridas em Albay, reporta o Philstar.

O ciclone está se afastando do país, mas espera-se ventos e chuvas fortes nos próximos dias na região nordeste filipina.

Oito desembarques

Aghon tocou terra oito vezes nas Filipinas, a primeira às 23h20 do dia 24 na Ilha Homonhon, Samar Oriental; seguido por Giporlos, Eastern Samar às 12h40 do dia 25 de maio; Ilha Basião em Catbalogan, Samar às 4h; Ilha Cagduyong, Catbalogan às 5h; Batuan, Masbate às 10h20; Cidade de Masbate às 10h45; Torrijos, Marinduque às 22h e Lucena City, Quezon às 4h do dia 26 de maio.