Mortes, desaparecidos e lavouras destruídas: o rastro do tufão Odette nas Filipinas

Fonte: Wikinotícias

17 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vista de Surigao City, que foi devastada pelo Odette

O subsecretário-chefe do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (NDRRMC), Ricardo Jalad, disse hoje que 14 pessoas já morreram em decorrência da passagem do super-tufão Rai (chamado Odette nas Filipinas) nas Filipinas e que ao menos 7 estão desaparecidas. O maior número de mortes aconteceu em Visayas Ocidental, onde houve 6 óbitos.

O Odette tocou terra ontem à tarde no país asiático, nas Ilhas Siargao, em Surigao del Norte, com ventos de 195km/h e rajadas de 240km/h, classificado pelo Joint Cyclone Center dos Estados Unidos como um ciclone tropical de categoria 5, a maior existente. Depois de atingir Sirgao, ele continuou seu caminho e tocou terra em diversas outras cidades, incluindo Roxas, em Palawan, esta tarde em horário local (veja a aqui), com ventos de 150km/h e rajadas de 205km/h, classificado como um tufão de categoria 2.

Uma vasta região na parte central do país, nos arquipélagos de Visayas e Mindanao, estava sob alerta para ventos severos, chuvas intensas e inundações costeiras e ontem já havia relatos de mais de 332 mil pessoas desalojadas, abrigadas em centros de evacuação, principalmente devido à subida do rio Cagayan. No final desta tarde, havia 62 cidades com problemas no fornecimento de energia.

Odette está cruzando as Filipinas de leste a oeste e chegará até o Mar do Sul da China onde causará ventos e chuvas, a princípio sem grande intensidade, no Vietnã e na província chinesa de Hainan.

O tufão é o 15º ciclone tropical a atingir as Filipinas este ano e, segundo a Metsul, “entrou para a pequena lista de ciclones de categoria 5 de 2021”, sendo “um dos mais intensos do ano no mundo”.

Danos à agricultura

Só em Iloilo o governo local informou que os danos às lavouras já chegam a quase 300 mil dólares (14,5 milhões de pesos filipinos). As culturas mais atingidas foram as de arroz, milho e frutas da estação, como banana e mamão. A pesca e a pecuária também foram prejudicadas e, no país formado por dezenas de ilhas, os pescadores terão que lidar com perdas de 20 mil dólares devido a embarcações danificadas.

Notícias Relacionadas

Fontes