Saltar para o conteúdo

Zelensky agradece ao presidente filipino pelo apoio à Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

3 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou hoje su gratidão ao presidente Ferdinand Marcos Jr. pela posição clara das Filipinas sobre a invasão russa dos territórios da Ucrânia e por seu apoio às resoluções das Nações Unidas (ONU). “Muito obrigado, Sr. Presidente [e] sua equipe. Estou muito feliz por estar aqui pela primeira vez nas Filipinas, tenho certeza que não será a última”, disse o Presidente Zelensky ao Presidente Marcos durante sua reunião em Malacañang. “Obrigado por este convite. E estamos muito gratos por estar no seu país e - que apoia a Ucrânia na nossa integridade territorial e soberania. Muito obrigado [pela] sua grande palavra e posição clara com a nossa tarefa sobre esta ocupação russa dos nossos territórios. E obrigado pelo seu apoio nas Nações Unidas com as suas resoluções”, disse Zelensky.

O Presidente Zelensky chegou a Manila no domingo à noite para uma visita de trabalho de um dia, após a sua participação no Diálogo Shangri-La, em Singapura. Chegou ao Palácio Malacañang antes das 9h00 de segunda-feira, onde se encontrou com o presidente Marcos.

No ano passado, as Filipinas renovaram o seu apelo à Rússia e à Ucrânia para resolverem o seu conflito através da diplomacia. Pronunciou a sua posição de princípio em relação à Ucrânia e votou consistentemente a favor de seis resoluções da ONU sobre a Ucrânia, sendo que a última destacou “a necessidade de uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia”.

As Filipinas apoiaram as restantes cinco resoluções da ONU, reafirmando o apoio do país à soberania, integridade territorial e independência política da Ucrânia e de outros Estados membros da ONU.

O líder ucraniano disse que estava feliz em ouvir Marcos sobre a sua intenção de participar nos passos básicos da Ucrânia para a paz desejada pelo povo ucraniano – “para trazer a paz às nossas casas”. O líder ucraniano também agradeceu ao Presidente Marcos pela participação das Filipinas na Cimeira da Paz, que o líder ucraniano disse “envia um sinal muito forte” e, com o apoio de várias nações, é o primeiro passo muito forte no caminho para a paz. Zelenskyy também observou que a Ucrânia abrirá uma embaixada em Manila este ano.

Por sua vez, o Presidente Marcos garantiu a Zelensky que as Filipinas continuarão a fazer tudo o que puderem para promover a paz, chegar a uma resolução política para a guerra e pôr fim aos combates. “Penso que todos compreendem perfeitamente que é mais fácil falar do que fazer, e será um caminho difícil encontrar o caminho de regresso a uma situação que seja moralmente aceitável não só para a Ucrânia, mas para o resto do mundo”, disse o Presidente Marcos. “Portanto, nós próprios temos tentado promover a adesão contínua ao direito internacional na nossa parte do mundo. Os problemas que você está enfrentando são semelhantes e paralelos aos nossos. E, portanto, a posição que as Filipinas assumem é sempre a de promover a paz e de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para promover essa paz”, destacou.

Quanto à abertura da embaixada da Ucrânia nas Filipinas, o Presidente Marcos disse que é “certamente uma notícia muito boa” porque o país gosta de continuar a ajudar a Ucrânia de qualquer forma através de instituições multilaterais como a ONU e até através de outras agências como a União Europeia (UE).

A Guerra Rússia-Ucrânia começou em fevereiro de 2014 com a invasão russa da república autônoma ucraniana da Crimeia. A Rússia lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Embora a Rússia tenha obtido ganhos significativos nos primeiros dias de combate, as suas forças foram repelidas pelos defensores ucranianos nas suas tentativas de tomar Kiev e outras grandes cidades.

Os combates duram há mais de dois anos e trouxeram uma devastação tremenda e um custo humano catastrófico para ambos os lados.

  • Zelenskyy thanks PBBM for PH support to Ukraine [inativa] — Philippine Government, 3 de junho de 2024. Página visitada em 3 de junho de 2024. Arquivada em 4 de junho de 2024